A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira (15), a confirmação da ampliação do Campeonato Brasileiro Série D 2016. A competição nacional passar a contar com 48 clubes na disputa a partir desse ano, somando mais oito vagas em relação à edição de 2015. A mudança beneficiou o Rio Grande do Norte, que agora contará com dois representantes na competição nacional. No ano passado o representante do RN foi a equipe do Globo, de Ceará-Mirim.
Com a mudança, o futebol do RN terá maior representatividade em mais uma competição nacional, com dois representantes podendo levar o nome do estado mais longe na disputa. Das oito vagas, duas foram para São Paulo, e Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Pará ficaram com uma, totalizando oito clube a mais na competição. A distribuição se deu a partir do Ranking Nacional das Federação e mais uma vez a atuação decisiva da FNF, junto ao presidente José Vanildo, garantiu mais uma oportunidade de crescimento e visibilidade do futebol do Estado.
A forma de disputa também foi alterada. Agora, serão 12 grupos com quatro clubes cada, nos quais os dois primeiros colocados dos grupos avançam, juntamente com os oito melhores terceiros lugares de cada grupo, totalizando 32 equipes classificadas. Na fase seguinte será mata-mata, com o torneio tendo uma fase a mais que as edições anteriores.
O regulamento específico da competição ainda será divulgada pela CBF, a possível data de início é 29 de maio. A entidade também ainda não decidiu se irá manter o cruzamento qualificado para a segunda fase, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante.
Foto: Divulgação/Globo FC