×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Sexta, 14 de Novembro de 2025 às 14h58 FNF participa de Grupo de Trabalho da Arbitragem na CBF

Com o objetivo de discutir propostas de modernização, valorização e desenvolvimento da arbitragem brasileira, a CBF reuniu, na última segunda-feira (10), representantes de clubes, federações e especialistas nacionais e internacionais na reunião inaugural do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem na sede da Confederação, no Rio de Janeiro. O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN), Cel. Ricardo Albuquerque, representou a FNF na ocasião.  

reunião detalhou o cronograma do GT e suas prioridades: o investimento em tecnologias e protocolos e a profissionalização da categoria, que será feita a partir de um modelo construído com experiências de profissionalização bem-sucedidas das principais ligas do mundo. 

O GT construirá, em 60 dias, diretrizes para modernização da arbitragem e modelo de profissionalização será prioridade.  Para o presidente da CEAF-RN, o desafio é amplo, mas conta com um grupo diversificado de profissionais. 

“O grupo seguirá trabalhando para buscar soluções que promovam melhorias efetivas. Árbitros e jogadores estão sendo ouvidos, estatísticas analisadas e as discussões têm sido muito produtivas. É um trabalho extenso, realizado em conjunto com especialistas nacionais e profissionais com experiência internacional, o que amplia ainda mais a qualidade das avaliações”, analisou o presidente Ricardo Albuquerque. 

Durante a reunião, o presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou a implantação da tecnologia de impedimento semiautomático a partir da temporada de 2026, no Campeonato Brasileiro da Série A. A novidade é considerada um avanço importante para tornar as decisões de arbitragem mais precisas, rápidas e transparentes. 

“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado”, disse o presidente Samir Xaud na fala de abertura do evento. 

 Foto: CBF

PARCEIROS