×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 16 de Janeiro de 2018 às 08h30 Palmeiras das Rocas usado por Barça fica na rua São Jorge e revelou atacante do Porto

Fonte: Globoesporte.com

Você lembra da gafe cometida pelo site oficial do Barcelona, em que o time catalão usou o escudo do desconhecido Palmeiras do Rio Grande do Norte para dar destaque ao tradicional Palmeiras de São Paulo? O GloboEsporte.com correu atrás para contar a história desse clube, que teve sua imagem difundida em âmbito mundial, sem querer, da noite para o dia. 

O "Palmeiras FC" exposto pelo clube azul-grená é chamado popularmente de Palmeiras das Rocas, em referência ao bairro em que está localizado, na zona Leste de Natal. O mais curioso é que a sede social do clube fica numa rua chamada São Jorge, santo padroeiro do Corinthians, grande rival do Palmeiras.

 

O Palmeiras das Rocas é um clube de bairro e pouco conhecido em Natal. Fundado em 12 de junho de 1954, a equipe disputou campeonatos estaduais oficiais de base até a década passada. A pretensão, segundo o vice-presidente do clube, Baltazar Filho, é retornar a essa atividade. 

O momento de maior auge aconteceu em 2008, quando a equipe foi vice-campeã potiguar sub-20. E daquele time saiu a principal estrela da história do clube: o atacante Tiquinho Soares, que atualmente defende o Porto, de Portugal. Tiquinho passou pelo clube apenas durante aquela competição, quando tinha 17 anos e foi artilheiro do certame. Depois, foi negociado com o América-RN. 

- Ele não é só o principal jogador e o mais prodígio que já passou por aqui, como o que chegou mais longe na carreira. Hoje é um atleta que disputa Champions League - diz Baltazar.

 

Apesar do nome, das cores e do símbolo parecidos com o do Palmeiras, Baltazar Filho garante que, ao menos hoje, não há uma ligação emocional com o clube paulista. Ele cita inclusive ser admirador dos rivais Corinthians e São Paulo - e não fala do Palmeiras -, mas torce mesmo é pelo Flamengo, claro, além do clube do seu bairro. 

O dirigente destacou que viu a arte que o Barcelona usou e confirmou que o escudo é do Palmeiras das Rocas. Mas, segundo ele, aquele símbolo, que viralizou mundialmente, não é o atual usado pelo clube.

 

- Nós sempre tivemos esse projeto de formação. E antigamente disputávamos competições de bairros, regionais, que eram fortes no estado. Com isso, revelamos vários jogadores que se destacaram no futebol potiguar, principalmente no ABC - conta Baltazar. 

O site do Barcelona cometeu uma gafe ao usar o símbolo do Palmeiras das Rocas numa reportagem que mostrava o histórico de contratações do clube catalão de jogadores que já passaram pelo Palmeiras, de São Paulo. A reportagem era para ilustrar, de maneira histórica, a contratação recente do zagueiro Yerry Mina, que aconteceu na semana passada.

PARCEIROS