O quinto Clássico Rei de 2016 trazia várias novidades e expectativas. O América estreava os reforços contratados após o Campeonato Potiguar e buscava a primeira vitória contra o ABC nesta temporada. Por sua vez, o alvinegro buscava manter o bom retrospecto contra o alvirrubro e sair com a vitória na estreia da Série "C".
Logo no início do confronto, em jogada de velocidade de Thiago Potiguar, Gustavo Bastos fez falta e foi expulso (era o último homem da marcação). Com tempo hábil e superioridade numérica, o América chegou ao gol no fim do primeiro tempo. Em escanteio cobrado por João Gabriel, Gustavo desviou de cabeça para o gol de Vaná. Minutos antes, o alvinegro havia perdido boa chance com Jones Carioca.
No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o ABC buscou o empate - sem sucesso. Com a vitória, o América é o líder isolado do Grupo "A" e o ABC, o lanterna. O próximo compromisso do alvirrubro será contra o River, no Estádio Albertão, no domingo (29), às 16h. Já o ABC receberá, no sábado (28), o Salgueiro, às 16h.
Brasileirão Série C - América 1×0 ABC
Estádio: Arena das Dunas
Gol: Gustavo, aos 47’ do 1º tempo.
América: Daniel; Gustavo, Everton, Richardson (Felipe Macena) e João Paulo, Memo, João Gabriel, Bruno Formigoni e Elias; Rafael Toleto (Mateus) e Thiago Potiguar (Lúcio Curió). Técnico: Sérgio China.
ABC: Vaná; Filipi Souza, Gustavo Bastos, Léo Fortunato e Alex Ruan (Dalberto); Márcio Passos, Erivélton (Anderson Pedra), Echeverria e Lúcio Flávio (Felipe Guedes); Nando e Jones. Técnico: Geninho.
Foto: Canindé Pereira/América