Será neste domingo (13), a abertura do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013. Aliás, a competição terá esse nome devido à montadora multinacional adquirir a propriedade title sponsor, o título de patrocínio, aplicando sua logo em todas as peças da disputa do certame.
Para o presidente da FNF, José Vanildo, a Chevrolet chega para consolidar a profissionalização da gestão do futebol potiguar. “Em 2012, tivemos grandes marcas, tais como o BMG, Lupo, Pitú, Óticas Diniz, Umbro e tantos outros parceiros. A Chevrolet chega para consolidar o trabalho de crescimento do nosso futebol, um dos estados sedes da Copa do Mundo de 2014. É um marca mundial e traz sua força ao valorizar nosso produto, clubes e mostrar que estamos no caminho certo”, garante Vanildo.
A temporada 2013 para o futebol do Rio Grande do Norte deverá ser a maior de todos os tempos, garante o presidente da FNF. Ele tem como tese a importância da disputa local com levantamento realizado pela entidade sobre a arrecadação dos clubes nos estádios.
Em termos de renda bruta, somados ABC e América, por exemplo, em 2012, o certame local representou R$ 1.4 milhão nas bilheterias, por 26 jogos. Já na Segundona, alvinegros e alvirrubros faturaram bem menos: R$ 965.482,50, por 28 partidas.
O estudo mostra que em 2012, por exemplo, o ABC nos 13 jogos que fez como mandante do Potiguar teve arrecadação líquida de quase R$ 800 mil. Já na série B, em 14 partidas, foram arrecadados pouco mais de R$ 470 mil. Uma diferença de R$ 319.149,96.
Já o América, no Potiguar em 2012, em 13 partidas, teve arrecadação líquida de R$ 230 mil. Na Série B, no mesmo ano, em 14 jogos, é um pouco maior. Diferença de apenas R$ 21.732,48.
O Baraúnas arrecadou no certame estadual um montante de R$ 205.560,00, tendo renda líquida de R$ 89 mil, enquanto que na Série D foi arrecadado um total de R$ 130.961,00 e renda liquida de R$ 35.416,00.
“O Estadual de 2013 será um campeonato único. Sem dúvida alguma faremos uma competição como jamais foi visto no Rio Grande do Norte. A competição dará o título de campeão, vice-campeão estadual, duas vagas na Copa do Nordeste 2014, três vagas na Copa do Brasil 2013/2014, vaga Série D, podendo ter vaga na Série C, duas vagas na Copa São Paulo Júnior, uma vaga Copa do Brasil Sub 20 e Copa do Brasil Feminino. Nossos clubes terão um calendário longo, com jogos do início ao fim do ano, e isso é muito positivo”, comentou José Vanildo, presidente da FNF.
Com relação às estatísticas mostradas pela pesquisa, Vanildo disse que “os números mostram que nossa competição é mais lucrativa para nossos clubes que a disputa do nacional”.
“Com a ascensão do Baraúnas, permanências de América e ABC na Série B e a abertura da disputa de mais uma vaga para a série D, teremos uma grande competição”, finalizou o presidente da FNF.
O presidente José Vanildo lembra que em 2012, a FNF garantiu o pagamento de despesas com arbitragem, hospedagem, transporte, alimentação, graças às receitas captadas com patrocinadores no Plano Comercial do Campeonato Potiguar. Além disso, aumentou a premiação para três carros, os quais foram garantidos aos campeões de cada turno e o terceiro como sorteio para todas as dez equipes participantes.
Outras novidades diferenciam a competição deste ano em relação as anteriores. A Primeira Fase (FASE PRELIMINAR) será disputada por 8 (oito) agremiações, excluindo-se, dentre as equipes participantes o ABC FC e o América FC que estarão disputando a Copa do Nordeste 2013.
Com os dois grandes da capital fora da primeira fase, será uma oportunidade dos clubes do interior e mais o Alecrim de brigarem entre si por competições nacionais já que a agremiação melhor colocada na primeira fase (1º lugar) será declarada Campeã da Copa FNF e estará automaticamente classificada para a disputar a Copa do Brasil 2013, e a agremiação classificada em segundo lugar será declarada vice campeã da Copa FNF e estará classificada para a disputar a Copa do Brasil 2014.
A agremiação que ao final do Primeira Fase (FASE PRELIMINAR) tiver obtido o menor número de pontos ganhos e, caso necessário, observado os critérios de desempate do regulamento e esteja classificada em 8º lugar dentre as participantes dessa Fase, será rebaixada para a Segunda Divisão de Profissionais de 2014.
MARKETING
Para divulgação do Estadual, a Federação manteve a parceria que já vem desde o ano passado com a 10 Sports, responsável pelo marketing da competição. O diretor Alan Oliveira, afirma que o lançamento do Plano de Marketing tem como objetivo apresentar a força do futebol potiguar, suas oportunidades de negócios e visibilidade para empresas que utilizam o esporte como forma de divulgar seus produtos, marcas no Campeonato sede da Copa de 2014.
“O Rio Grande do Norte é um estado de Copa do Mundo, com futebol respeitado, com credibilidade nacional da federação norte-rio-grandense, calendário definido e tudo atrai os investidores. São 114 jogos, oportunidades de visibilidade para parceiros que associam suas marcas a força de uma comunicação de massa de eficiente e de alcance imensurável. O futebol é um grande negócio e o Rio Grande do Norte hoje é modelo para muitos mercados, tudo graças ao trabalho da nova gestão da FNF. É uma indústria em pleno desenvolvimento”, disse Oliveira.
MASCOTE
Para este ano, a 10 Sports criou o mascote da competição. Para representar o estado, foram escolhidos três ícones: o buggy, o camarão e o caju. “Queremos envolver cada vez mais o torcedor, com ações de engajamento, fora das quatro linhas,” disse Alan Oliveira, diretor da 10 Sports.
“A Federação incentiva à presença da família nos estádios do Rio Grande do Norte. Com o nosso mascote, o Campeonato Potiguar certamente vai atrair mais o público infantil. Precisamos fidelizar esse torcedor mirim e incentivar que ele torça por um time da nossa terra”, declarou José Vanildo, presidente da FNF.
O Caju,com 54% dos votos e desenvolvido pelo chargista Brum, foi eleito em votação popular que ocorreu através do site oficial da Federação Norte-rio-grandense de Futebol .
Depois de escolher o mascote, o torcedor escolheu três nomes que disputaram o direito de personalizá-lo. Cajulino, Cajugol e Cajubola foram escolhidos como as melhores sugestões enviadas pelos internautas no site da FNF.
“O público escolheu, por meio do site da federação, o nome Cajulino para o nosso mascote. Além disso, faremos outra ação com os clubes, que será a escolha da nossa 'Musa'. Todos os clubes indicarão duas representantes, que passarão por treinamentos realizados por uma equipe coordenada pelo jornalista George Azevedo, que vai selecionar 10 meninas, uma para cada time. Contudo, o mais importante é o fortalecimento do campeonato através dos parceiros, que estão investindo alto no nosso futebol” afirmou José Vanildo.
PATROCÍNIOS
Consolidado como um dos principais campeonatos da região Nordeste, o Campeonato Potiguar atrai as principais marcas que apoiam o futebol no Brasil. Em 2013, a General Motores Corporation, a GM, maior montadora automobilística do mundo, adquiriu os direitos a propriedade title sponsor, o título de patrocínio, aplicando sua logo em todas as peças da disputa. Portanto, o nome oficial do certame será Campeonato Potiguar Chevrolet 2013.
Entre os patrocinadores confirmados estão a Lupo Sport, Pitú, Umbro, Telepesquisa, Rota do Mar, Sparta Incorporadora, Potigás e Fetronor. De acordo com Alan Oliveira, diretor da 10 Sports, empresa responsável pelo marketing do Campeonato Potiguar Chevrolet, os patrocinadores mostram a força da competição.
“Além das empresas locais, que são nossas parceiras, o Campeonato Potiguar está atraindo cada vez mais os olhares de marcas nacionais e até internacionais, no caso da Chevrolet. Isso mostra a credibilidade da competição e destaca o profissionalismo implantado pela gestão do presidente José Vanildo. Novos patrocinadores ainda serão anunciados nos próximos dias’’, aponta Oliveira.
MUSA DO FUTEBOL POTIGUAR
Uma das novidades da temporada 2013 fica por conta da disputa pela Musa do Futebol Potiguar. Todos os times serão convidados a selecionar as suas representantes. Os torcedores terão novamente a oportunidade de escolher as suas preferidas.
A organização dos ensaios fotográficos, assim como todo o concurso, será comandada pelo jornalista George Azevedo, referência em moda no Rio Grande do Norte. A ação terá o patrocínio da Sparta Incorporadora.
FUTEBOL EM TOM MAIOR
Idealizado pela FNF há dois anos, na gestão do presidente José Vanildo, o Futebol em Tom Maior faz parte da programação oficial das principais partidas promovidas pela entidade. O evento valoriza o artista norte-rio-grandense, realizando o Hino Nacional, além de cantar músicas próprias para o entretenimento dos torcedores nos estádios. Isaque Galvão, Lane Cardoso, Dodora, Perfume de Gardênia, The Fróis e Marina Elali foram alguns artistas que já se apresentaram. A ação ainda está aberta para os apoiadores.
“O Futebol em Tom Maior é uma prova da importância da cultura para o futebol. São dois produtos fortes do nosso estado. É valorizar, dar a merecida visibilidade, o que temos de bom no Rio Grande do Norte. Mais um atrativo para o torcedor chegar mais cedo ao estádio, ver a interpretação de um artista local com projeção nacional”, finaliza José Vanildo.