×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 26 de Janeiro de 2023 às 11h28 Supercopa Betano do Brasil contará com novidade na tecnologia do VAR

A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou, nesta quarta-feira (24), novidades em relação ao protocolo do uso do Árbitro de Vídeo (VAR) na final da Supercopa Betano do Brasil. No duelo entre Palmeiras x Flamengo, neste sábado (28), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), a tecnologia contará com uma atualização do sistema das linhas de impedimento.

Na prática, o procedimento garante maior margem de segurança no processo de revisão. Assim, nas jogadas de impedimento onde a tecnologia do VAR for utilizada, caso as linhas para definição da posição dos jogadores se sobreponham, ou seja, a linha do penúltimo defensor e do atacante estiverem sobrepostas, uma linha azul será visualizada e o atacante será considerado em posição legal. É o conceito de “mesma linha”.

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, ressaltou os esforços da CBF para melhorar o espetáculo do futebol em campo e auxiliar na melhor performance da arbitragem brasileira. 

"Esse modelo de decisão vem de encontro ao que as principais ligas do mundo, como na Inglaterra, Espanha e Holanda, e a própria FIFA tem utilizado. A nova tecnologia proporciona maior justiça desportiva em situações milimétricas. Entendemos que dessa maneira as decisões dos árbitros estarão dentro das expectativas do futebol brasileiro", destacou. 

Além da novidade em relação à linha de impedimento, o torcedor poderá acompanhar ao vivo as revisões pelo telão do estádio, assim como já acontece nas transmissões de TV. A medida tem como objetivo facilitar a compreensão pelos espectadores das decisões tomadas pelo árbitro de campo com o auxílio do VAR.

PARCEIROS