×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Sexta, 1 de Outubro de 2010 às 00h00 Sistema Internacional de Transferências começa a vigorar

Nesta sexta-feira, dia 1 de outubro, o novo sistema internacional de transferências da FIFA, o Transfer Matching System (TMS), terá de ser obrigatoriamente usado por todas as federações filiadas à entidade.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi uma entre as 15 confederações em todo o mundo a participar da sua fase de implantação, como projeto-piloto, em fevereiro de 2008. O TMS torna todas as transferências internacionais padronizadas, mais rápidas e transparentes.

Especialmente por esse fato, o de ter aderido de forma incondicional à sua utilização, o que acabou obrigando outras entidades que, a princípio não queriam trabalhar com o TMS, a se engajar no projeto, a CBF contribuiu de forma decisiva para o sucesso do sistema que passa a vigorar hoje de forma oficial.

Desde então, a CBF desenvolveu ações e esforços que a deixam em situação privilegiada, em condições de entrar muito bem preparada na fase final de implementação do sistema. Dentre essas ações, o projeto inicial desenvolvido pela entidade contou com baterias de treinamento no Rio de Janeiro, para clubes que, baseados em números estatísticos, contavam com números elevados de transferências internacionais.

Com a antecipação da fase final do sistema pela FIFA em um ano, a CBF então entrou numa nova fase do projeto, onde se constatou que a melhor prática seria inverter totalmente o processo. Ao invés dos clubes virem ao Rio de Janeiro, sede da CBF, esta passou a ir às Federações Estaduais e aplicar os cursos no local. Esse processo teve início em março deste ano

Em pouco mais de dois anos, foram treinados aproximadamente 310 clubes profissionais, o que corresponde a pouco mais de 8% de todos os usuários do TMS a nível mundial. Nos últimos seis meses, 22 Federações brasileiras receberam profissionais da CBF para realização de workshops com duração média de seis horas diárias. Sendo que em algumas dessas, por terem maior número de clubes profissionais, foram necessários de três a oito dias de treinamento para atender a todos.

Todos os materiais para realização dos workshops foram fornecidos pela própria CBF, tais como notebooks, material didático, datashow etc.

Em outubro de 2009, após determinação da FIFA, começava a fase de transição para a efetivação, de forma oficial, inclusive com inclusão do TMS em seu Regulamento do Estatuto de Transferências de Jogadores. Durante este período foram realizadas aproximadamente 1.300 transferências de atletas profissionais já pelo sistema.

A CBF continua o trabalho de implantação do sistema e vai disponibilizar cursos mensais, na sede da entidade, com intuito de tornar todos os clubes brasileiros aptos a utilizarem o TMS.

Veja no link abaixo matéria sobre o TMS


http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2010/09/fifa-comemora-implementacao-do-novo-sistema-de-transferencias-line.html

PARCEIROS