×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 19 de Setembro de 2023 às 16h34 Setembro Lilás: parceria com CBF e Zico como embaixador reforçam o papel da atividade física no cuidado do Alzheimer

Estima-se que cerca de 1,8 milhão de brasileiros vivem com diferentes tipos de demência, e a cada ano, aproximadamente 100 mil novos casos são diagnosticados. Com o intuito de elevar a conscientização e combater o estigma ligado à demência, foi instituído o Setembro Lilás. Neste ano, a Federação Brasileira das Ações de Alzheimer (Febraz) lança a campanha "Nunca é Cedo ou Tarde Demais", que se concentra nos fatores potenciais e no papel crucial da redução desses riscos para evitar, retardar e prevenir o Alzheimer e outras formas de demência.

Além disso, a campanha deste ano apresenta uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o ex-jogador de futebol Zico, que é o embaixador da causa desde 2019. Durante a abertura dos jogos da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, será exibida uma faixa que alerta a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do Alzheimer e de outras formas de demência. Conforme as novas diretrizes de saúde, atividades físicas regulares, aliadas a uma alimentação equilibrada e interações sociais, desempenham um papel vital na redução do risco de possíveis casos de Alzheimer.

“É de suma importância enfatizar que a atividade física figura entre as melhores abordagens para reduzir o risco de demência. Ela promove benefícios para o coração, circulação, peso e bem-estar mental. É aconselhável que os adultos busquem realizar 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, como forma de prevenção do Alzheimer e outras demências", destaca a presidente da Febraz, Elaine Mateus

De acordo com a ADI, até 2050, o número de indivíduos vivendo com demência triplicará, o que torna essa uma das preocupações em saúde mais urgentes. A Febraz destaca os avanços em medicamentos modificadores da doença, que ampliam a possibilidade de uma cura, contudo, ressalta o significativo papel da redução de riscos. A federação acredita que adotar medidas proativas para diminuir os fatores de risco pode aumentar as chances de preservar a saúde cerebral por um período mais extenso.

“Durante o Mês Mundial do Alzheimer queremos combater o estigma em torno da demência, que muitas vezes leva à discriminação e ao mal-entendido. Isso traz isolamento, para aqueles que vivem com a condição e suas redes de apoio, atraso ou impedimento para as pessoas procurem informações, orientação, apoio e um diagnóstico correto”, finaliza.

PARCEIROS