O Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 promoveu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o II Seminário da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de debater prioritariamente as questões ligadas ao turismo, promoção e marketing.
O presidente Ricardo Teixeira fez a abertura oficial do evento, manifestando a convicção de que o país vai se preparar adequadamente para realizar uma grande Copa do Mundo, mas chamou a atenção para os pontos que reclamam uma maior atenção, principalmente a adequação dos aeroportos brasileiros à grande demanda que será gerada pela Copa do Mundo de 2014.
- Essa é uma preocupação que existe de fato. Um desafio que terá de ser vencido, tendo em vista o caráter peculiar da Copa do Mundo, que envolve o país como um todo como atração turística. Em uma Copa do Mundo, as pessoas vão se deslocar pelo país nos intervalos de 72 horas nos jogos de suas seleções, por exemplo, o que vai exigir a modernização e ampliação dos nossos aeroportos.
O ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, foi o palestrante seguinte.
Pelo Comitê Organizador Brasileiro, o assessor de imprensa Rodrigo Paiva falou da sua experiëncia nas Copas do Mundo do Japão/Coréia do Sul e da Alemanha, traçando parâmetros do que poderá repetir-se em termos da grandeza que assumirá a cobertura jornalística da Copa do Mundo de 2014.
Ainda pelo Comitê Organizador Brasileiro, a gerente geral Joana Havalenge respondeu a todas as questoes abordadas pelo integrantes dos comitês das cidades-sedes.