×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 20 de Fevereiro de 2024 às 16h57 Segunda turma da pré-temporada da arbitragem feminina é aberta

A segunda turma do curso RAP-FIFA Feminino foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (19). O evento deu início à pré-temporada de 33 profissionais (15 árbitras e 18 assistentes), que permanecerão no Rio de Janeiro até a sexta-feira (23). A condução das aulas é 100% feminina, tendo Regildênia Moura, responsável pela arbitragem feminina da CBF, como principal comandante das atividades. A seu lado, a instrutora potiguar Aldeilma Luzia, entre as instrutoras do curso. A árbitra assistente Débora Rayane é a participante convidada do quadro do Rio Grande do Norte.

O curso também terá a presença de duas instrutoras da FIFA: a chilena Barbra Bastias e a uruguaia Ana Leite. Na primeira turma, a argentina Sabrina Lois fez parte da pré-temporada.

"A expectativa é muito grande para realizar mais um grande trabalho para desenvolver as árbitras e instrutoras do Brasil. Quando fazemos esse intercâmbio com as instrutoras FIFA, acaba que desenvolvem as nossas instrutoras para que elas possam replicar nos estados e também ajudar no desenvolvimento das árbitras do Brasil", enalteceu Regildênia.

Encarregada das atividades físicas, Ana Leite e Barbra Bastias elogiaram a iniciativa da CBF de realizar um curso inteiramente feminino, desde participantes a instrutoras. 

"Estar no Brasil é um prazer, é uma federação das melhores da América do Sul e do mundo. É sempre uma honra estar aqui. O desenvolvimento feminino que estamos vendo é gigante. Para mim, é o primeiro curso que venho que somos todas mulheres, instrutoras, técnicas, físicas, participantes. É um prazer mais grande ainda ver isso na América do Sul", disse Ana Leite.

"A Federação Brasileira é uma federação forte em conhecimento, em capacidade, em desenvolvimento, sempre está em vanguarda. E isso é uma prova disso. Fazer um curso onde todo o staff técnico e participantes sejam femininos é algo que é um progresso para nós", exaltou Barbra Bastias.

A abertura da segunda turma acontece no dia seguinte a um marco histórico para a arbitragem brasileira. Na final da Supercopa Feminina entre Corinthians e Cruzeiro nesse domingo (18), a árbitra Deborah Cecília Cruz Correia explicou, pela primeira vez, para todo o estádio a decisão revisada pelo VAR. A ação conta com a aprovação da FIFA e busca levar mais transparência aos torcedores.

PARCEIROS