×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 22 de Dezembro de 2022 às 16h18 RETROSPECTIVA 2022

O ano de 2022 é um ano de muitas vitórias para o futebol potiguar. ABC e América subiram de divisão, trazendo alegria ao torcedor e destaque para o futebol no RN. O avanço dos clubes nos campeonatos nacionais se reflete na maior profissionalização do esporte no estado e causando um impacto positivo e um legado para as próximas gerações. 

Neste ano, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol promoveu seis competições: o tradicional Campeonato Potiguar 1ª e 2ª Divisões, buscou o fortalecimento das categorias de base com o Sub-17 e Sub-20, levou os holofotes ao futebol amador com o torneio Super Matutão e o investimento ao futebol feminino no Campeonato Potiguar Feminino. 

A TV FNF é o canal oficial da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol na plataforma de streaming Eleven Sports. Em 2022, foram mais de 1,5 milhão de visualizações do conteúdo exclusivo sobre o futebol potiguar em números apurados até novembro 2022. Foram mais de cem jogos transmitidos, entre 48 jogos da 1ª Divisão e 28 da 2ª Divisão, mais categorias de base e a final do feminino. 

Avanço dos clubes potiguares no cenário brasileiro 

O América será o representante do Nordeste na Série C em 2023. Com a vaga conquistada após a vitória contra o Caxias-RS no dia 28 de agosto, o alvirrubro sobe de divisão e abre espaço para o crescimento do futebol do Rio Grande do Norte no cenário regional e nacional. 

Para ocupar as vagas destinadas ao RN no Campeonato Brasileiro, Globo e Potiguar de Mossoró irão disputar o Campeonato Brasileiro Série D em 2023. A disputa dá aos clubes potiguares maior visibilidade, e possibilita maior alcance financeiro em patrocínios e outras fontes de renda. Tudo isso se revertido em investimentos ao clube, aumenta o nível de todo o futebol. 

O acesso do ABC à Série B 2023 traz mais prestígio, mas também responsabilidades. Representar o estado entre 40 clubes do futebol brasileiro exige trabalho árduo. A conquista do ABC junto ao acesso do América e também do Alecrim, que subiu para a Primeira Divisão do Estadual, são objeto de elogios do mundo esportivo pela qualidade de gestão que levou as equipes às campanhas vitoriosas. 

O Rio Grande do Norte consolida sua posição em cenário nacional, com mais espaço na Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro 2023 com possibilidade de crescimento no ranking da CBF. O RN hoje ocupa a 15ª colocação no ranking nacional, à frente da Paraíba, Sergipe e Piauí. 

Para o presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, o papel da FNF é dar meios e instrumentos para que os clubes possam continuar evoluindo. A interlocução com CBF rendeu ao RN duas vagas na Pré-Copa do Nordeste, e o calendário do Campeonato Potiguar de Futebol 2023 foi ajustado para que os clubes que têm compromissos fora do estado consigam participar de múltiplas competições e aproveitar ao máximo seus recursos. Com a redução no número de rodadas, vem o aumento na qualidade da disputa. O calendário segue em consonância com as datas da Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Séries B, C e D. 

“Subir no ranking se faz com muito trabalho e dedicação. É dever de todos apoiar os clubes de forma coletiva. Clubes que conseguiram acessos neste ano terão calendários mais longos, temos clubes disputando o calendário nacional e o calendário regional, e nós precisamos apoiar. Quando eles crescem, nós crescemos junto. Os acessos conquistados premiam todo o conjunto do futebol potiguar, e isso é motivo de comemoração.”, afirmou o presidente da FNF.   

No futebol feminino, União e Cruzeiro subiram no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino da CBF. O União, atual campeão estadual e representante potiguar no Brasileirão Feminino, subiu da 81ª em 2022 para a 61ª colocação em 2023. Campeão estadual em 2018 e 2019, o Cruzeiro subiu de 55º pra o 54º lugar.   

O Super Matutão e os campeonatos das categorias de base revelaram craques para o futebol profissional. Muitos atletas foram contratados por clubes do RN e outros estados e fizeram valer o propósito das competições. 

PARCEIROS