FEDERAÇÃO NORTE-RIOGRANDENSE DE FUTEBOL
FILIADA Ä CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL
Regulamento do Campeonato Estadual de Futebol Sub 18 de 2011
Da Denominação e Participação
Art. 1° - O Campeonato Estadual de Futebol sub-18 de 2011 será promovido e organizado pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, com a participação de 10 clubes, a seguir denominados: ABC Futebol Clube, AMÉRICA Futebol Clube, Sociedade Esportiva GOL, GUAMARÉ Esporte Clube, Associação Cultural e Desportiva POTIGUAR, Associação Cultural Esporte Clube BARAUNAS, VISÃO CELESTE Esporte Clube, A. C. D POTYGUAR SERIDOENSE, ASSU, PALMEIRA Futebol Clube. Na forma deste Regulamento e da tabela de jogos composta de locais, datas e horários previamente definidos.
Parágrafo Único – O presente regulamento trata dos assuntos específicos do campeonato, aprovado pelo Conselho Arbitral constituído pelos clubes constantes neste artigo. As definições de natureza geral, comuns a todas as competições oficiais coordenadas pela FNF, deverão ser observadas no Regulamento Geral das Competições.
Art. 2º - A Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF detém todos os direitos relacionados à competição e o seu Departamento Técnico é o responsável pela organização, realização e elaboração do Regulamento do campeonato.
Do Sistema de Disputa
Art. 3º - O certame de 2011, com início em 02-07-2011, será disputado pelas 10 (dez) equipes constantes no artigo 1º deste Regulamento que formarão 02 grupos com 05 equipes cada, que disputarão a competição em 3 (três) fases: classificatória, semi finais e final.
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GRUPO – A |
GRUPO – B |
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ABC F. C. |
A. C. D. POTIGUAR |
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AMÉRICA F. C. |
A. C. E. C. BARAÚNAS |
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VISÃO CELESTE E. C. |
GUAMARÉ E. C. |
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PALMEIRA FC |
ASSÚ |
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SOCIEDADE ESPORTIVA GOL |
A. C. D POTYGUAR SERIDOENSE |
§ 1º - Na 1ª fase (classificatória) as equipes jogarão entre si, no sistema de ida e volta dentro dos respectivos grupos, classificando-se os duas melhores de cada grupo para a 2ª fase que será denominada de semi final.
§ 2º - A 2ª fase (semi finais) será disputada obedecendo a seguinte ordem: ida - 2º A x 1º B e 2º B x 1º A e volta 1º A x 2º B e 1º B x 2º A, com as equipes classificadas em primeiro lugar jogando por dois resultados iguais. Nesta fase também será observado o critério de saldo de gols nas duas partidas realizadas.
§ 3º - A 3ª fase ( final) será disputada pelas 02 (duas) equipes vencedoras das semi finais. Nesta fase as equipes disputarão duas partidas (ida e volta), onde o mando de campo da segunda partida será da equipe com melhor aproveitamento técnico durante toda competição, que também jogará por dois resultados iguais. Nesta fase também será observado o critério de saldo de gols nas duas partidas realizadas.
Dos Critérios Técnicos
Art. 4º - Para obtenção do índice técnico dentre as diversas agremiações, bem como para eventuais desempates tendo em vista a classificação dentro dos grupos quando ocorrer igualdade de pontos ganhos entre duas ou mais Associações, aplicar-se-ão, sucessivamente e pela ordem, exclusivamente, os seguintes critérios:
Entre duas equipes:
a) Vantagem no confronto direto;
b) Número de vitorias;
c) Saldo de gols;
d) Maior número de gols marcados;
e) Menor número de gols sofridos;
f) Menor número de cartões vermelhos;
g) Menor número de cartões amarelos, e
h) Sorteio público na sede da FNF.
Entre três ou mais equipes:
a) Maior número de vitórias;
b) Saldo de gols nos jogos realizados entre as equipes empatadas;
c) Saldo de gols em todos os jogos realizados dentro do grupo;
d) Maior número de gols marcados;
e) Menor número de gols sofridos;
f) Menor número de cartões vermelhos;
g) Menor número de cartões amarelos, e
h) Sorteio público na sede da FNF.
Da Classificação Geral do Campeonato
Art. 5º - A equipe Campeã Estadual será a vencedora dos confrontos da fase final e a Vice-Campeã será a perdedora dos mesmos. As demais equipes serão classificadas de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no artigo 4º deste Regulamento, considerando todo o campeonato.
Da Condição de Jogo
Art. 6º - A condição de jogo da equipe será dada mediante sua regularização junto a CBF e FNF. A condição de jogo dos atletas se dará pela inscrição dos mesmos no Departamento de Registro e Transferência da FNF até o dia 29/06/2011 (quarta feira), para a primeira partida, prosseguindo até o último expediente da FNF antes do início da segunda fase.
Art. 7° - As associações deverão utilizar atletas registrados na FNF, com toda a documentação exigida pelo departamento de registro, desde que nascidos nos anos de 1993 em diante. Não serão permitidas inscrições de atletas nascidos após o ano de 1996. Estes atletas devem constar no BID.
Parágrafo Único – A documentação necessária para inscrição dos atletas é a seguinte: Oficio solicitando a inscrição dos atletas; Ficha de registro do atleta preenchida corretamente; Xerox da certidão de nascimento ou carteira de identidade; Xerox do CPF.
Art. 8° - Somente os capitães de cada equipe, deverão assinar a súmula da partida, 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para o início da mesma, após se identificarem perante o Delegado da Federação e um dos componentes de Arbitragem (Árbitro, Auxiliares ou Árbitro reserva).
§ 1° - A identificação do atleta será feita pela exibição da carteira de identidade, profissional, carteira de habilitação ou Passaporte, expedido por órgão público oficial do País.
§ 2° - A assinatura da súmula deverá ser feita, primeiramente, pelo capitão da associação que tenha mando de campo.
§ 3º - Em cada partida, a associação poderá efetuar até 3 (três) substituições de jogadores de linha, mais o goleiro.
Art. 9° - Por determinação da CBF e da FIFA, os atletas cumprirão sempre a suspensão automática após advertência com o terceiro cartão amarelo ou após um cartão vermelho.
§ 1° - Caso um jogador receba, na mesma partida, um cartão amarelo “Terceiro Cumulativo” e volte a receber outro cartão amarelo seguido do vermelho na referida partida, cumprirá suspensão automática de um jogo pelo cartão vermelho. Os cartões amarelos dessa partida não serão computados. O jogador permanecerá com os dois cartões amarelos acumulados anteriormente.
§ 2° - Caso um jogador receba, na mesma partida, um cartão amarelo “Terceiro Cumulativo” e na mesma partida receba um cartão vermelho direto, ou seja, sem ser decorrente de um segundo cartão amarelo, o jogador cumprirá suspensão automática dupla (dois jogos: um pelo cartão vermelho e outro pelo terceiro cartão amarelo), com as suspensões a ser cumprida nos dois próximos jogos subseqüentes.
§ 3° - Será de responsabilidade das Associações o controle de cartões amarelo e vermelho de seus atletas durante a competição para o cumprimento das penalidades.
Das Disposições Finais
Art. 10º - A duração em cada partida será de 90 (noventa) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos.
Art. 11º - Os jogos interrompidos serão solucionados levando-se em conta os motivos que determinaram à interrupção, de acordo com o Regulamento Geral das Competições da FNF ou por decisão da Justiça Desportiva.
Parágrafo Único: Os jogos terão seus horários determinados na tabela geral da competição. Em função disto haverá uma tolerância de 20 minutos após o horário marcado para o início dos mesmos. A equipe que não estiver em campo após este prazo será declarada perdedora, irá a julgamento no TJD/RN e terá que arcar com os custos de arbitragem para poder voltar a disputar a competição.
Art. 12º - A equipe que perder por WxO será levada a julgamento e sofrerá penalidade técnica e financeira de acordo com a decisão do TJD/RN.
Parágrafo Único: A equipe que desistir da competição, antes ou após o seu início, sofrerá uma punição pecuniária no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais), ficará automaticamente afastada do campeonato do ano sequente, além da penalidade que será imposta pelo TJD/RN.
§ 1° - As equipes eliminadas por WxO ou desistência da competição terão seus resultados anteriores e posteriores considerados com placar de 3x0 para seus adversários, conforme determina o regulamento geral das competições da CBF.
Art. 13º - Cada Associação será integrada por 11 (onze) atletas titulares, além de até 7 (sete) atletas reservas.
Art. 14º - Como medida administrativa e técnica indispensável à segurança e normalidade da partida, deverão ser observadas que no local destinado ao banco de reservas, além dos atletas reservas poderão permanecer a Comissão Técnica composta por; 1 (um) técnico, 1 (um) preparador físico 1 (um) médico e 1 (um) massagista.
Parágrafo único - Os 4 (quatro) membros da Comissão Técnica, obrigatoriamente, antes de cada partida, sob pena de não participar da mesma, deverão apresentar o documento original do CRM para o médico, Carteira de identidade para o técnico e o massagista,para o preparador físico o CREF.
Art. 15º - As taxa da arbitragem será de responsabilidade dos clubes mandantes no valor fixado de R$ 200,00 (duzentos Reais), adicionado de diária no valor de R$ 50,00 (cinquenta Reais) para as Cidades com distância superior a 100 (cem) Km e pagamento de passagem ida e volta.
Art. 16º - É de total responsabilidade da equipe mandante da partida que o estádio onde a mesma mande seus jogos obedeça às normas de segurança e de higiene exigidas pelas legislações, além de se responsabilizar pelo estado do gramado e marcação do campo de acordo com a regra 01 da Internacional Board, colocação das redes das metas e vestiários em condições plenas de uso.
Parágrafo 1º : As equipes que tiverem o mando de campo serão responsáveis pelo pagamento da taxa de arbitragem e de transportes e diária da mesma até seu estádio,além de se responsabilizar pela segurança que deve ser feita OBRIGATORIAMENTE, pela Policia Militar, antes, durante e depois do jogo, além de providenciar a presença de uma a AMBULÂNCIA até o final da partida,além de garantir a presença de no mínimo 02 e no máximo 06 gandulas durante o decorrer da mesma.
Parágrafo 2º - O pagamento das taxas tem que ser efetuado antes do início de cada partida, sob pena do árbitro não realizar a mesma considerando perdedora por WxO a equipe que não efetuar o pagamento.
Art. 17° - Cada equipe deverá levar 01 (uma) bola em boas condições de uso para serem utilizadas em cada partida da competição, além disto, a FNF fornecerá mais 01 (uma) totalizando o número total de 03 (três) bolas por jogo.
Art. 18º - Modificações na tabela somente poderão ocorrer se autorizadas e publicadas pelo Departamento Técnico da FNF.
Parágrafo único - Qualquer pedido de modificação de tabela, será encaminhado com 5 (cinco) dias de antecedência, através de ofício, constando à razão alegada para a modificação, dirigido ao Departamento Técnico da FNF, para análise e aprovação.
Art. 19º - Técnica e disciplinarmente, o Campeonato Estadual de Futebol sub-18 de 2011, será regido pelas Regras do Jogo da International Football Association Board, publicada pela FIFA, pelos dispositivos do CBJD vigente e pelas Leis nº 9.615 e nº 10.613, ou ainda, outras que sejam instituídas.
Art. 20º - O Departamento Técnico da FNF elaborará instruções específicas no que concerne à entrega de troféus e medalhas aos vencedores da Competição.
§ 1º - Ao clube vencedor do campeonato estadual Sub 18 - 2011 receberá o troféu de “CAMPEÃO” e mais 25 (vinte e cinco) medalhas para os atletas campeões e componentes da comissão técnica, além de garantir vaga para participar da “Taça São Paulo de Futebol Juniores”.
§ 2º - Ao segundo colocado do campeonato estadual Sub 18 - 2011 será entregue o troféu de “VICE-CAMPEÃO” e mais 25 (vinte e cinco) medalhas para os atletas campeões e componentes da comissão técnica.
Art. 21º - Os casos omissos a este Regulamento serão esclarecidos a luz do regulamento geral das competições da CBF e FNF respectivamente.
Natal, 10 de maio de 2011.
Prof. José Marques da Costa Neto
Departamento Técnico FNF