No centro da maior polêmica desta reta final de Campeonato Brasileiro, os jogadores Renê e Val Baiano, do Barueri, que afirmaram ter recebido proposta de gratificação financeira para vencer o Flamengo na última quarta-feira, dia 28 de outubro, foram afastados por tempo indeterminado pela diretoria do clube. Segundo os dirigentes, não trata-se de uma punição, e sim uma forma de preservar os jogadores. As informações foram veiculadas no programa Ta na Área, do canal Sportv.
Dessa forma, tanto o goleiro quanto o atacante não participarão do jogo contra o São Paulo deste sábado, às 18h30, no Morumbi, pela 33ª rodada do Brasileirão. A suspensão se deu por conta de declarações após a última partida, quando o Barueri venceu o Flamengo por 2 a 0. Renê revelou a proposta, e Val Baiano chegou a confirmar o Cruzeiro como clube pagador. Em depoimento posterior, o camisa 9 negou que o dinheiro viria do time mineiro, dizendo que tratava-se de uma proposta de um grupo de torcedores da Raposa.
A mais nova polêmica de "mala branca" também será investigada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na última quinta-feira, 29, o procurador-geral Paulo Schmitt revelou que irá indiciar os dois jogadores para que prestem depoimentos sobre o caso. No entanto, Schmitt acha difícil que os clubes sejam punidos ou que a partida venha a ser anulada.
O Flamengo, por sua vez, através de nota oficial assinada pelo presidente Marcio Braga, disse que apresentaria queixa junto ao STJD e ao Ministério Público.
Anulação da partida
O Procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD, Paulo Schmitt, disse que, diante do que se vê até o momento, não há nada que comprove uma mácula ao jogo, que poderia resultar na anulação da partida realizada na Arena Barueri.
“O que a gente não consegue nem vislumbrar nesse momento é que tenha havido alguma mácula no jogo especificamente, como algum tipo de atentado à dignidade do desporto com uma finalidade de alterar o resultado de competição, o que poderia acarretar numa anulação de partida. Nem de longe consigo enxergar isso quando surgem os boatos de mala branca neste momento”.
O Flamengo entra em campo no próximo sábado, dia 31 de outubro, para enfrentar o Santos, no Maracanã. O Rubro-negro é o sexto colocado, com 51 pontos, mesma pontuação da Raposa, mas com uma vitória a menos. O Inter, quarto colocado, tem 52 pontos.
OBS - Renê é ex goleiro do América de Natal
Fonte: Site do STJD