×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 5 de Outubro de 2023 às 12h01 Presidente da CBF afirma que futebol saiu mais forte com Copa do Mundo de 2030 em três continentes

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, acredita que o futebol saiu mais forte e unido da reunião do Conselho da Fifa, realizada nesta quarta-feira (4) por videoconferência. Em entrevista à CBF TV, Ednaldo Rodrigues fez um balanço das decisões do órgão máximo do futebol mundial. Ele tomou posse no Conselho em março.

A Fifa decidiu nesta quarta por unanimidade que a Copa do Mundo Fifa 2030 será uma celebração global única. Pela primeira vez na história, o Mundial será disputado em três continentes (América do Sul, Europa e África) e em seis países (Uruguai, Argentina, Paraguai, Marrocos, Portugal e Espanha).

"Tenho a convicção que as decisões que hoje foram tomadas na reunião do Conselho da FIFA tornam o futebol mais forte, participativo e organizado. Foram decisões complexas aprovadas integralmente. O futebol saiu mais unido", afirmou Ednaldo Rodrigues.

De acordo com a FIFA, a primeira partida será no Uruguai no histórico Estádio Centenário, em Montevidéu, que recebeu a primeira final de um Mundial, em 1930. Argentina e Paraguai também receberão um jogo da competição. Pela decisão do Conselho, os seis países já estão classificados para a Copa do Mundo de 2030 e o restante do Mundial acontecerá em Portugal, na Espanha e no Marrocos.

Além da decisão sobre a Copa do Mundo de 2030, o presidente da CBF contou detalhes de outras medidas anunciadas nesta quarta-feira pelo Conselho. Os integrantes do principal órgão executivo da Fifa também definiram um rodízio de continentes para a escolha do Mundial de 2034 e anunciaram a criação da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal em 2025, pleito da CBF, entre outras decisões.

Ednaldo Rodrigues comentou também sobre a candidatura brasileira ao Mundial feminino de 2027.

Leia os principais trechos da entrevista: 

COPA DO MUNDO DE 2030 

Será uma Copa do Mundo global, disputada em três continentes pela primeira vez. A decisão foi resultado de conversas que já estavam acontecendo da Conmebol com o presidente da FIFA e também em outras confederações. Tínhamos a candidatura do nosso continente impulsionada pelo centenário da Copa do Mundo do Uruguai, mas não avançou. De qualquer forma, foi garantida a comemoração dos 100 anos do Mundial na América do Sul e uma partida na Argentina e outra no Paraguai antes de a Copa começar a ser disputada na África e na Europa. Portanto, teremos uma Copa do Mundo 2030 em seis sedes, pelo menos em três continentes. Isso foi realmente um avanço e faz com que todas as confederações se integrem de uma forma mais harmoniosa. 

RODÍZIO PARA O MUNDIAL DE 2034

Foi também estabelecido o rodízio para a Copa de 2034. Ficou acertado que somente países da Ásia e da Oceania poderão apresentar candidatura.

CANDIDATURA BRASILEIRA PARA COPA DO MUNDO FEMININA 2027

Temos feito nosso dever de casa e, diga-se de passagem, muito bem. Nós temos cumprido todos os protocolos que a FIFA exige. Independentemente disso, nós temos trabalhado buscando a votação que pode ser necessária. Estamos também muito confiantes porque esse trabalho tem sido feito com cada confederação e até com aquelas que reivindicam a própria competição. 

Tenho buscado o apoio de todos e mostrando o crescimento do futebol feminino no nosso país, a organização do futebol feminino em todo o mundo e principalmente na América do Sul. E temos conquistado votos.

Lógico que na hora que for fazer a contagem sempre fica a expectativa, mas nós não temos dúvida de que o Brasil está, em termos de estrutura, participação e organização, muito bem colocado para que a Copa do Mundo Feminina de 2027 aconteça aqui no nosso país.

COPA DO MUNDO FUTSAL FEMININA

Desde que cheguei na CBF, abracei a proposta da criação da Copa do Mundo Feminina de Futsal. A confirmação da criação da competição pela primeira vez com o aval da FIFA para 2025 é uma vitória de todos. Já tinha prometido para as atletas que iria lutar por isso na cerimônia de lançamento do nosso patrocinador do futsal brasileiro. Essa decisão da FIFA consolida também o trabalho que é feito principalmente aqui na América do Sul, onde o Brasil ganhou todas as edições que disputou. Então, a CBF também entende que foi muito importante a criação da Copa do Mundo de Futsal.

AMPLIAÇÃO DO MUNDIAL SUB-20 FEMININO

O Conselho da FIFA também ampliou a Copa do Mundo Feminina da Sub-20 da Colômbia, que será disputado no próximo ano. O Mundial cresceu de 16 para 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro seleções, classificando-se as duas primeiras colocadas de cada grupo. Com isso, teremos 12 seleções e mais as quatro terceiras melhores colocadas de todos os grupos. Portanto, ficaria ali com as 16 seleções, originalmente, como era antes. Aumenta de 16 para 24, mas mantém a estrutura e as mesmas datas que eram utilizadas quando havia 16 seleções. 

MUNDIAL SUB-17 FEMININO

A FIFA também anunciou a República Dominicana como sede da Copa do Mundo Sub-17 Feminina. Isso também consolida o crescimento da base do futebol feminino.

FORÇA DO FUTEBOL SUL-AMERICANO

A decisão da FIFA sobre a Copa do Mundo de 2030 no nosso continente, a ampliação do Mundial Sub-20 Feminino na Colômbia e a criação da Copa do Mundo de Futsal Feminina são pontos importantes que premiam o futebol sul-americano.

PARCEIROS