A Prefeitura de Natal lançou, na tarde desta quarta-feira (18), o edital de licitação para a 1ª etapa de obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Com um valor estimado em R$ 141,9 milhões, as obras previstas para este 1º lote abrangem o trecho que sai da Ponte de Igapó, passando pela avenida Felizardo Moura, viaduto da Urbana, descendo em direção à BR 226, avenida Capitão-Mor Gouveia, até a rua São José, já na altura do Machadão.
Entre as intervenções previstas nesta etapa estão a construção de um Corredor Estrutural Oeste, com a BR 226, construção do Complexo da Urbana, com dois viadutos, reestruturação geométrica da Av. Capitão-Mor Gouveia, com implantação de um corredor exclusivo para uso do transporte coletivo, plataformas de embarque e desembarque para ônibus e ciclovias.
O edital deve ser publicado até o final desta semana no Diário Oficial do Município (DOM), e as propostas das empresas interessadas devem ser abertas em 27 de setembro. A previsão da prefeitura é de que em novembro seja assinada a ordem de serviço para início das obras, que têm um prazo de conclusão para dezembro de 2012.
O projeto abrange ainda cláusulas visando o desenvolvimento sustentável, como a utilização de asfalto ecológico, por exemplo. “Além disso, colocamos também uma cláusula que trata da responsabilidade da empresa que ganhar essa licitação. De acordo com esta cláusula, a Prefeitura vai indicar alguma obra para que a empresa possa executar à título de responsabilidade social”, destacou a prefeita Micarla de Sousa durante o lançamento do edital, na tarde desta quarta-feira (18).
Já o secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Demétrio Torres, destacou a importância da obra para a cidade. “Esta será a maior obra de mobilidade urbana já realizada em Natal, e a cidade está saindo na frente em relação às outras subsedes da Copa. O novo corredor vai ligar as zonas Norte e Sul, oferecendo uma alternativa à Bernardo Vieira”, explicou o titular da Semopi.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a frota de veículos de Natal praticamente quadruplicou nos últimos 18 anos, totalizando atualmente 295 mil, fora os carros, motos, caminhões e ônibus emplacados nas cidades do interior que transitam diariamente pelas vias da capital.
O projeto deste primeiro lote de obras de mobilidade foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Planejamento e Obras da Copa de 2014 (Seapoc). Ao todo, as obras do Programa de Mobilidade Urbana de Natal para a Copa 2014 representam um investimento de R$ 338 milhões em 11 diferentes intervenções urbanas.