O número de mulheres no quadro da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN) mais que dobrou em 2025, passando de quatro para dez árbitras após a conclusão do curso de formação promovido pela Escola de Formação de Árbitros de Futebol do RN (EFAF-RN) em 2024. As recém-formadas passaram por avaliações da CEAF-RN, atenderam aos padrões CBF/FIFA e estão aptas a atuar no Campeonato Potiguar, iniciando a partir das categorias de base.
As novas árbitras foram recebidas pelo presidente da FNF, José Vanildo, nesta terça-feira (11). Larissa Ellen, Sílvia Camila, Sarah Raquel e Silvânia Moura estiveram na sede da Federação para a última avaliação e foram recepcionadas pelo dirigente, que desejou as boas vindas às novas profissionais.
"O aumento da presença feminina na arbitragem potiguar não só fortalece a representatividade das mulheres no futebol, mas também serve de inspiração para futuras gerações que sonham em comandar partidas nos gramados do Rio Grande do Norte e do Brasil. Desejo sucesso e tenho a certeza do caminho brilhante que irão trilhar", parabenizou José Vanildo.
O curso de formação, que teve início no ano passado, contou com a participação de dez mulheres, sendo seis delas aprovadas para integrar o quadro estadual de arbitragem. Além do treinamento técnico e prático, as árbitras passaram por avaliações físicas e teóricas rigorosas para atender aos padrões exigidos pela CBF.