×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 7 de Fevereiro de 2024 às 18h21 MPRN, PM e Federação de Futebol confirmam retorno de torcida mista em clássicos entre ABC e América

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Militar e a Federação Norteriograndense de Futebol (FNF) confirmaram que os próximos jogos envolvendo ABC e América terão torcida mista. A definição foi feita nesta quarta-feira (7), em reunião envolvendo representantes das três instituições.

Além da presença das duas torcidas no jogo entre os dois clubes válido pela Copa do Nordeste, foi confirmado que os torcedores poderão acompanhar os clássicos pelo Campeonato Potiguar. O MPRN reforça que esse retorno das torcidas mistas, por enquanto, é em caráter experimental.

“Foi uma reunião proveitosa, foram colocadas na mesa várias propostas. Claro que nós sabemos das dificuldades, sabemos das situações que poderão acontecer, mas a Polícia Militar é preparada, nós confiamos nela e eu tenho convicção de que a gente vai trilhar o caminho de um trabalho com segurança”, registrou o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho.

O Secretário de Segurança do Estado do Rio Grande do Norte, Cel. Francisco Araújo, reforçou o empenho das forças de segurança para garantir a tranquilidade do evento. “Estamos acordando junto com a Federação e o Ministério Público o emprego e o empenho das forças de segurança pública para garantir os jogos com as duas torcidas nos estádios do Rio Grande do Norte”, declarou.

O comandante da PMRN explicou que as análises de trabalho serão feitas a cada partida. “Teremos uma verificação, uma análise a partir desses próximos jogos, mas, a princípio, teremos um policiamento em todos eles, garantindo a presença das pessoas que queiram se divertir, ir aos estádios, aproveitar e torcer pelo seu time. Teremos que manter contato também mais próximo e aprofundado com as torcidas organizadas em algumas situações para que esse monitoramento seja feito”, explicou o Cel Alarico Azevedo. 

Para o presidente da FNF, a maior vitória fica para o futebol e a família potiguar. “É uma evolução natural, reintegrar as famílias, os cidadãos de bem ao futebol potiguar. Compreender que isso é uma atitude importante com apoio fundamental da polícia militar, o acompanhamento efetivo do MPRN, esse conjunto de ações vai nos proporcionar essa possibilidade já no primeiro ABC e América. Certamente ganham todos com a volta da família a campo”, registrou o presidente da federação.

Participaram da reunião o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho; o secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo; o comandante geral da PM; coronel Alarico Azevedo; o presidente da FNF, José Vanildo da Silva, e ainda os comandantes de Policiamento da Capital, do 5 Batalhão da PM, da Cavalaria, do Batalhão de Choque e da Rocam.

Copa do Nordeste 

No dia 31 de janeiro passado, o MPRN já havia anunciado que a partida entre América e ABC válida pela Copa do Nordeste 2024 terá a presença das torcidas dos dois clubes. O jogo está previsto para ser disputado na 6ª rodada da competição, sendo realizada ou no dia 20 ou no dia 21 de março, na Arena das Dunas.

O mando de campo será do América. Como é visitante nesta disputa, o ABC, segundo o previsto no artigo 98 do Regulamento Geral das Competições da CBF, terá o “o direito de reservar à sua torcida a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 dias úteis antes da realização da partida, por meio de ofício dirigido ao clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas”.

PARCEIROS