×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Segunda, 27 de Abril de 2026 às 15h42 Grupo de Trabalho do futebol de base realiza primeira reunião na CBF

O Grupo de Trabalho da Base Brasileira, colegiado criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – e que tem no comando o presidente em exercício da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), Felipe Diego Barbosa Silva – realiza sua primeira reunião nesta segunda-feira (27), no Rio de Janeiro. Além da Presidência do grupo, o Futebol do Rio Grande do Norte está sendo representado também por dirigentes do Santa Cruz Futebol Clube e do Quinho Futebol Clube SAF (QFC). 

O encontro é o pontapé inicial do GT, que irá debater e propor melhorias nas categorias de base do Futebol do Brasil. Considerada estratégica para o futuro, a medida se soma aos esforços da CBF em modernizar o futebol brasileiro, após a reformulação dos calendários masculino e feminino, do lançamento do modelo de Fair Play Financeiro e da profissionalização da arbitragem.

O objetivo do GT é elaborar propostas para o aprimoramento do modelo de formação de jogadores e jogadoras em todas as regiões do país, alinhando-o a diretrizes internacionais, com sugestões legislativas e institucionais voltadas à proteção da formação dos atletas, à sustentabilidade dos clubes formadores e à integridade do processo formativo.

Assim como ocorreu nos grupos de Arbitragem e Fair Play Financeiro, a CBF conduzirá este grupo de trabalho de forma coletiva. Contará com a participação de representantes da própria entidade e de federações estaduais, clubes que disputam campeonatos de base masculino e feminino, especialistas em formação esportiva e educação e consultores técnicos independentes.

As discussões terão como norte os eixos temáticos descritos a seguir: calendários de competições e compatibilização com o calendário escolar; certificação e governança dos clubes formadores; ambiente regulatório aplicável às categorias de base; diretrizes nacionais para a formação de jovens talentos; e desenvolvimento das categorias de base no futebol feminino.

As propostas devem ser elaboradas encaminhadas para a CBF no prazo de 90 dias a contar da primeira reunião. “Esse é um momento muito importante para o Futebol brasileiro. Estamos iniciando as discussões do GT da base com uma representação muito diversa e qualificada. A partir desta primeira reunião iremos construir um documento sólido, com sugestões para aprimorar o modelo existente hoje em nossa base”, comentou Felipe Diego. 

O GT do Futebol de base recebeu grande adesão nacional e será formado por cem profissionais, entre especialistas e ex-jogadores convidados, representantes de clubes, federações, CBF Academy e de integrantes da própria Confederação Brasileira de Futebol.

Foto: CBF

PARCEIROS