×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 22 de Novembro de 2022 às 17h44 FNF aumenta pontuação no ranking da CBF

A CBF divulgou o Ranking Nacional das Federações 2023 e o Ranking Nacional de Clubes da CBF 2023. A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol segue na 15ª colocação, acumulando 26 pontos em relação ao ranking 2022 e diminuindo a diferença para o 14ª colocado, o Maranhão. 

Ranking de Federações (RNF)  classifica as entidades estaduais a partir da pontuação de seus times filiados. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. 

O Ranking Nacional de Clubes (RNC)  estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Entre os clubes do RN, o ABC subiu para a 44ª posição. O América, aparece na 62ª.  Também figuram na lista o Globo em 77º, Potiguar em 185º, Santa Cruz em 196º e ASSU em 224º. 

Para o presidente da FNF, José Vanildo da Silva, o papel da Federação é dar meios e instrumentos para que os clubes possam continuar evoluindo. Por isso, o calendário do Campeonato Potiguar de Futebol 2023 foi ajustado para que os clubes que têm compromissos fora do estado consigam participar de múltiplas competições e aproveitar ao máximo seus recursos. O calendário segue em consonância com as datas da Pré e Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Séries B, C e D. 

“Subir no ranking se faz com muito trabalho e dedicação. É dever de todos apoiar os clubes de forma coletiva. Clubes que conseguiram acessos neste ano terão calendários mais longos, temos clubes disputando o calendário nacional e o calendário regional, e nós precisamos apoiar. Quando eles crescem, nós crescemos junto.”, afirmou o presidente da FNF. 

Foto: Erick Dias/FNF

PARCEIROS