O gaúcho Carlos Eugênio Simon foi o brasileiro escolhido pela Fifa para apitar a Copa de 2010, que acontece entre 11 de junho e 11 de julho na África do Sul. Ao todo, a lista da entidade inclui 30 trios de arbitragem de seis confederações.
O representante brasileiro na lista é o gaúcho Carlos Eugênio Simon, que esteve presente nas Copas de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, e em 2006, na Alemanha, e se torna um recordista nacional em participações em Mundiais, superando Armando Marques (66 e 74) e Arnaldo Cezar Coelho (78 e 82).
Os auxiliares brasileiros na Copa do Mundo serão os também gaúchos Altemir Haussman e Roberto Braatz.
A distribuição dos árbitros por confederações é a seguinte: a Uefa (Europa) terá 10; a Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe), a CAF (África) e a AFC (Ásia) terão quatro representantes cada uma, e a OFC (Oceania), dois. Ao todo, serão 28 nacionalidades.
Além disso, a Fifa lançou um programa para garantir que os árbitros estejam nas melhores condições na época da competição, criado pelo Comitê Executivo e iniciado há três anos, com um grupo de 54 trios de arbitragem de todo o mundo.
Composto por uma equipe de especialistas internacionais em técnica de arbitragem, condição física e psicologia, os integrantes acompanharam todos os candidatos com a ajuda dos responsáveis de arbitragem de cada confederação.
Fonte: site da Copa 2014