A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) presta homenagem ao desportista natural de Pau dos Ferros, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Defensor de ações de educação na região Oeste, ele recebe o nome no troféu de campeão da Copa FNF, nesta quinta-feira (6), por ocasião da segunda partida da decisão da primeira fase do Campeonato Potiguar Chevrolet, entre Baraúnas x Globo, às 20h30, no estádio Nogueirão, em Mossoró
O presidente José Vanildo, da FNF, estará presente ao jogo decisivo, fazendo a entrega do troféu ao campeão, ao lado do homenageado. O vencedor garantirá vaga na Copa do Brasil de 2015. Na primeira partida, domingo (2), a partida fico no empate sem gols.
O HOMENAGEADO
Natural de Pau dos Ferros, Sátiro Cavalcanti Dantas, teve formação escolar no Grupo Escolar Joaquim Correia, em Pau dos Ferros, onde cursou o primário. Veio, em 1943, para a cidade de Mossoró, continuar a sua formação escolar, onde concluiu os cursos ginasial e científico, no Seminário Santa Terezinha.
O menino sacristão auxiliar da Paróquia de N.S. da Conceição em Pau dos Ferros, ajudava sua mãe em casa comercial. Colocava água nas residências com o auxílio de um jumento. O dinheiro arrecadado fora investido na compra de seu enxoval para ingresso no Seminário Santa Terezinha.
O rapaz Sátiro Cavalcanti Dantas vem a Mossoró e passa a integrar-se na família de seminaristas do Santa Terezinha cujo Reitor Pe. Humberto Bruening e orientador espiritual Pe. Miguel Nunes e, em seguida, o Pe. Gentil Diniz Barreto foram importantes para a sua formação religiosa.
Continuando sua formação religiosa, Pe. Sátiro segue para o Seminário Central Nossa Senhora da Conceição, localizado em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 1949, onde fez o Curso de Filosofia, concluindo em 1951.
Pe. Sátiro desempenhou importantes cargos diocesanos: Vigário Cooperador da Paróquia Areia Branca, Capelão Eclesiástico da Juventude Estudantil Católica - JEC, Membro do Conselho Presbiterial da Diocese de Mossoró, Vice-Presidente da Fundação Santa Luzia, Vigário Cooperador da Paróquia do Alto São Manoel, Vigário substituto em Dix-Sept Rosado.
Seu trabalho como educador beneficia Mossoró e o Estado do Rio Grande do Norte, pois lutou pela estadualização da FURRN, hoje UERN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte quando ocupava o cargo de Reitor da Fundação Regional do Rio Grande do Norte.