×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Sábado, 21 de Janeiro de 2023 às 12h13 Fase de grupos da Copa do Nordeste 2023 começa neste fim de semana e promete muita emoção

A Fase de Grupos da Copa do Nordeste 2023 tem bola rolando pela rodada de abertura neste fim de semana. Com a presença de oito dos nove campeões, o maior torneio regional de clubes do Brasil tem tudo para seguir o tradicional cenário emocionante de disputa pela taça.

A competição terá duelos estaduais recheados de rivalidade como: Náutico e Sport, Ceará e Fortaleza, Bahia e Vitória, CSA e CRB, Santa Cruz e Sport. A Copa dos Clássicos, como é conhecida, conta com mudanças nesta edição que valorizam ainda mais a disputa.

Uma das principais novidades deste ano é o recorde na premiação aos clubes. Todas as fases tiveram reajuste nos valores. O campeão da Copa do Nordeste pode levar até R$ 6,4 milhões. É o que explica Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, eleito em março do ano passado.

"A Copa do Nordeste é a maior competição regional do Brasil, repleta de clássicos e rivalidades. É um orgulho para a CBF voltar a organizar a competição de forma integral depois de mais de dez anos. Nesta edição de 2023, já conseguimos dobrar a premiação para os clubes e queremos sempre mais. O nosso objetivo é tornar cada vez mais interessante financeiramente a competição para os times e federações e mais atraente dentro do campo para os torcedores, que sempre prestigiam a Copa do Nordeste", destacou o presidente.

O primeiro duelo da competição acontece neste sábado (21). Fluminense-PI x CSA abrem a Copa do Nordeste às 15h30 (de Brasília), no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI).

Histórico da competição

Os dois maiores campeões do torneio vêm da Bahia. O Esquadrão de Aço é detentor de quatro conquistas nos anos de 2001, 2002, 2017 e 2021. Com o mesmo número de taças levantadas está o rival Vitória, que levou em 1997, 1999, 2003 e 2010.

O Sport, vencedor em três oportunidades, luta pelo tetracampeonato na atual edição da Copa dos Clássicos. O Rubro-Negro pernambucano foi o campeão nas edições de 1994, 2000 e 2014.

No Ceará, Vozão e Tricolor do Pici somam o mesmo número de taças. O Fortaleza é o atual campeão e já havia levantado a Orelhuda no ano de 2019. O Alvinegro, por sua vez, ficou com a glória em 2015 e 2020.

Mais quatro equipes se juntam à lista dos vencedores com um título cada. O Sampaio Corrêa, em 2018, o Santa Cruz, em 2016, o Campinense, no ano de 2013, e o América-RN, em 1998 - único dos campeões não presente neste ano.

A atual temporada conta com 16 clubes distribuídos em dois grupos. O regulamento da competição prevê o enfrentamento das equipes do Grupo A e do Grupo B, em oito partidas, com turno único, na Primeira Fase.

Os quatro primeiros colocados das respectivas chaves se encontram nas quartas de final, e sucessivamente, nas semifinais. Ambas em jogos únicos. Já a grande decisão será disputada em duas partidas, com o clube de melhor campanha fazendo o duelo final em casa.

No Grupo A estão: Atlético-BA, CRB, Ferroviário-CE, Fluminense-PI, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Sport e Vitória. Já no B se encontram: ABC, Bahia, CSA, Campinense, Ceará, Náutico, Santa Cruz e Sergipe.

Além do confronto entre piauienses e alagoanos, a rodada de abertura tem mais sete jogos. Confira a tabela:

Fluminense-PI x CSA - Sábado - 15h30 - Lindolfo Monteiro - Teresina (PI)

Fortaleza x Campinense - Sábado - 17h30 - Presidente Vargas - Fortaleza (CE)

Vitória x Santa Cruz - Sábado - 17h30 - Barradão - Salvador (BA)

Sport x ABC - Sábado - 19h30 - Ilha do Retiro - Recife (PE)

CRB x Sergipe - Domingo - 16h - Rei Pelé - Maceió (AL)

Atlético-BA x Náutico - Domingo - 16h - Antônio Carneiro - Alagoinhas (BA)

Ferroviário x Ceará - Domingo - 18h - Presidente Vargas - Fortaleza (CE)

Sampaio Corrêa x Bahia - Domingo - 19h - Castelão - São Luís (MA)

Transmissão ao vivo

A Primeira Fase da Copa do Nordeste vai até o dia 22 de março. A grande final está prevista para os dias 19 de abril e 3 de maio. Nesta temporada, o torcedor também poderá assistir aos jogos pelo SBT, ESPN e Nosso Futebol Copa do Nordeste (PPV).

Além da glória de ser o campeão da região, a Copa do Nordeste garante ao vencedor a vaga direta na Terceira Fase da Copa do Brasil em 2024.

Via CBF

PARCEIROS