×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 8 de Novembro de 2023 às 12h11 Escritório de Projetos CBF | FIFA e Grupo de Trabalho discutem estratégias de desenvolvimento

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, recebeu nesta segunda-feira (06), representantes da FIFA para discutir projetos estratégicos de desenvolvimento e as prioridades de sua gestão para o ciclo 2023-2026.

Promovida pelo Escritório de Projetos CBF | FIFA, o encontro marcou também a segunda reunião presencial do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do Futebol, instituído em conjunto com a Divisão de Federações Membros da FIFA no mês de setembro, nos escritórios da entidade em Paris.

O encontro desta  teve como pauta as iniciativas do Legado da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, os projetos prioritários do Programa FIFA Forward e CBF Transforma, bem como a estrutura de colaboração entre as duas entidades por meio do Escritório de Projetos e do GT de Desenvolvimento.

Abrindo a sessão, Rodrigues destacou a importância da cooperação e da confiança construída entre CBF e FIFA, em benefício do desenvolvimento global do futebol e em múltiplas frentes:

"A parceria com a FIFA e, em especial, com o presidente Gianni Infantino, tem sido fundamental e demonstram o pleno alinhamento de nossas administrações em todas as áreas, como o desenvolvimento técnico, o fomento do futebol feminino, o combate ao racismo e à manipulação de resultados. Nossas bandeiras estão plenamente alinhadas às encampadas pela FIFA e isso só acontece porque nossa gestão tem a marca da transparência e da dignidade. Viramos a página de um passado nebuloso e, como resultado, a CBF e o futebol brasileiro voltam a ser respeitados no cenário global, exatamente como deve ser e como merece a população brasileira. Nosso compromisso é transformar a CBF, contando sempre com o apoio da FIFA para desenvolver todo o potencial esportivo e socioeconômico do nosso futebol", assinalou Ednaldo Rodrigues.

Jair Bertoni, Diretor de Federações Membros para as Américas da FIFA, afirmou que os escritórios da entidade em Assunção, Paris e Zurique estão à inteira disposição para operar como um braço da CBF em todas as áreas de desenvolvimento.

Aproveitando a oportunidade do encontro, Bertoni manifestou a intenção da FIFA de organizar o próximo Seminário do Programa FIFA Forward no Brasil, na sede da CBF em abril de 2024. O evento reunirá as Federações Membros de todas as Américas para compartilhar práticas e debater os rumos do desenvolvimento do futebol.

Acolhendo prontamente o convite para sediar o Seminário, o presidente Ednaldo acrescentou: "Será uma honra para nós receber o Seminário do FIFA Forward aqui na CBF. Assim com a FIFA abriu os seus espaços para o estabelecimento do nosso Escritório de Projetos, a sede da CBF representa hoje uma extensão dos escritórios da FIFA no Brasil".

Na continuidade da reunião, foram debatidos temas relacionados ao Legado da Copa do Mundo. O Gerente de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Ricardo Leão, apresentou as propostas para o aprimoramento da governança dos fundos, em linha com as diretrizes da FIFA, e para a atualização da identidade visual e ampliação do Projeto Gol do Brasil, iniciativa que utiliza o futebol para contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes.

Em seguida, a Diretora de Infraestrutura, Catherine Veloso, trouxe atualizações sobre as entregas dos Centros de Desenvolvimento do Futebol nos estados que não sediaram a Copa do Mundo em 2014.

Recentemente, foram iniciadas as obras no CD de Santa Catarina e obtidos os alvarás de construção nos estados do Mato Grosso do Sul e Piauí. Além disso, o CD de Rondônia, em fase final de construção, deve ser inaugurado em janeiro de 2024.

Na área médica, após o sucesso do VI Simpósio de Educação Continuada da Comissão Médica e de Combate à Dopagem, em outubro na sede da CBF, foi proposto que Federações Membros das Américas e de países de língua portuguesa sejam convidadas para a próxima edição do evento.

Outro importante tema tratado na reunião foram os projetos específicos dos Programas FIFA Forward e CBF Transforma.

Foram apresentadas as propostas das empresas selecionadas pela CBF para desenvolver os projetos de engenharia e arquitetura de duas importantes obras que serão financiadas por fundos de desenvolvimento, a ampliação da Granja Comary e a modernização da sede administrativa.

Também foram entregues aos representantes da FIFA o Regulamento Geral do CBF Transforma, o Programa de Desenvolvimento do Futebol Brasileiro que será lançado pelo Presidente Ednaldo Rodrigues no final de novembro, em reunião de trabalho com os presidentes das Federações filiadas.

O novo programa chega para estimular uma cultura de cooperação e corresponsabilidade entre a CBF e toda a rede de filiados, permitindo a execução de projetos de desenvolvimento em parceria com as Federações, dentre eles 54 torneios femininos de base nos estados e o Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino, a partir da próxima temporada.

Na última parte do encontro, as discussões se concentraram nas novas iniciativas que estão sendo planejadas pelo Escritório de Projetos CBF | FIFA e pelo GT de Desenvolvimento, como o Programa de Qualificação para as Federações Filiadas, que possibilitará intercâmbio de conhecimento e práticas com diferentes departamentos da FIFA e outras federações internacionais.

Além disso, foi acordado que a próxima reunião presencial do GT de Desenvolvimento ocorrerá em abril de 2024, na oportunidade do Seminário do FIFA Forward que será sediado pela CBF.

Além do Presidente Ednaldo, participaram da sessão de trabalho o Diretor de Governança e Conformidade, Hélio Menezes, a Diretora de Patrimônio, Catherine Veloso, o Diretor de Comunicação, Rodrigo Paiva, o Líder do Escritório de Projetos, Nick Lau, o Gerente de Desenvolvimento e Projetos, Ricardo Leão, os Coordenadores de Desenvolvimento Roberto Oliveira, Flávia Valenzuela e Bruno Rosell, o Gerente de Infraestrutura, Thiago Pitindá e o especialista de Infraestrutura Lucas Castro.

Representando a FIFA, o Diretor de Federações Membros para as Américas, Jair Bertoni, o Gerente de Desenvolvimento de Federações Membros, Javier Gonzalez, e o Chefe do Escritório Regional de Desenvolvimento, Rafael Arias.

Via CBF

PARCEIROS