×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 24 de Agosto de 2022 às 16h14 Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF faz Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol

Primeiro Presidente negro da história da CBF, Ednaldo Rodrigues abriu o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol. Ao lado de Gilberto Gil e do Presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, o dirigente baiano foi responsável por abrir a programação do evento histórico na sede da entidade, nesta quarta-feira (24).

Em seu discurso, Ednaldo Rodrigues mostrou incômodo com a ascensão dos episódios de racismo no futebol brasileiro e frisou a importância de institucionalizar a luta contra o preconceito e a violência.

"Fiz questão de realizar esse evento aqui na sede da CBF para mostrar ao mundo do futebol e aos preconceituosos que ainda frequentam os estádios do país e do mundo que estamos lutando para bani-los. Sabemos que a realidade é dura. Mas estamos aqui para mudar", disse o Presidente da CBF.

Ao falar do combate ao racismo, Ednaldo Rodrigues foi propositivo. Além de condenar qualquer tipo de discriminação no futebol e na sociedade, o Presidente da CBF apresentou uma ideia que pretende levar adiante: a punição desportiva pelos casos de racismo. O dirigente afirmou que levará ao próximo Conselho Técnico do Brasileirão Assaí, em 2023, a proposta de perda de pontos por episódios de racismo durante a disputa do campeonato.

"Acredito que somente com a pena desportiva sendo imposta diretamente ao clube o racismo e o preconceito deixarão o futebol. Não há mais espaço para racista no século XXI", explicou.

PARCEIROS