×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 17 de Agosto de 2022 às 17h24 Comissão Nacional de Arbitragem implementará calendário anual de treinamentos a partir de 2023

A Comissão de Arbitragem da CBF pretende estabelecer, a partir de 2023, um calendário anual de treinamentos para os árbitros e assistentes do quadro da entidade. A novidade foi revelada pelo presidente da Comissão, Wilson Luiz Seneme, durante a concentração dos árbitros para os jogos de volta das quartas de final da Copa Intelbras do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).

"A ideia é estipular um calendário anual de treinamentos. Além das pré-temporadas e das intertemporadas, ao longo do ano nós teremos como estipular esse calendário de treinamento para eles. E a ideia é não fazer apenas com os árbitros de elite, que são os que estão aqui. Podemos trazer também os da Série C, da Série D, dar oportunidade a essa mescla, para que os árbitros das outras divisões também tenham oportunidade desses eventos", afirmou.

Desde que Seneme chegou ao comando da arbitragem brasileira, a Comissão tem intensificado os trabalhos presenciais com os árbitros. Depois de realizar uma intertemporada com 95 árbitros e assistentes de todo o país, a CBF implementou um sistema de concentração para as equipes designadas para as partidas de volta das quartas de final da Copa Intelbras do Brasil.

Com foco exclusivo nas partidas, os árbitros também contam com treinamentos físicas, técnicas e mentais, além de reuniões preparatórias com integrantes da Comissão de Arbitragem e das equipes que estarão nos outros jogos. Segundo Wilson Seneme, a iniciativa será repetida na sequência da competição e em outros momentos decisivos da temporada.

"A gente entende que isso é o caminho. Assim como fazer uma pré-temporadas, intertemporadas, você se concentrar para jogos decisivos. É o que as equipes fazem normalmente. A nossa equipe de arbitragem também", destacou, antes de explicar a ideia por trás da concentração:

"É incluir o árbitro como um atleta. Um árbitro se prepara, está concentrado, se alimentando, viajando no horário certo, fazendo exercícios físicos coordenados, descansando. É uma preparação profissional, assim como os jogadores têm".

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

PARCEIROS