Com o estádio Frasqueirão lotado, O ABC entrou em campo precisando vencer o Santa Cruz na decisão do Campeonato Estadual 2011, realizou um primeiro tempo brilhante, derrotou o tricolor interiorano pelo placar de 3 a 1, neste domingo(8), e conquistou o 52º título potiguar. Os gols do alvinegro foram marcados por Leandrão, aos 14 do 1º tempo, Cascata, aos 40 do 1º tempo e Jackson, aos 26 do 2º tempo, enquanto que Felipe descontou aos 17 do 2º tempo para os visitantes.
Após a conquista do 52º título potiguar, recorde no Brasil, O ABC recarrega as suas energias para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série B, dia 20(sexta-feira), quando o time viaja para a cidade de Bragança Paulista – SP e encara o Bragantino, às 21h, no estádio Nabi Abi Chedid. Já o Santa Cruz aguarda o segundo semestre para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Vale lembrar que o campeão e vice do Estadual 2011 asseguraram as suas vagas na Copa do Brasil de 2012.
O jogo
A decisão começou eletrizante com as duas equipes criando oportunidades. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 2 minutos a favor do Santa Cruz, que levou perigo ao goleiro de Wellington quando Paulinho Mossoró arriscou fora da área em chute que passou raspando da meta. Aos 5 foi a vez da resposta do ABC em um cruzamento de Pio dentro da área, onde a bola passou por Leandrão, e sobrou para Renatinho Potiguar chutar na trave do goleiro Isaías. Após a jogada do lateral alvinegro, a Frasqueira incendiou e empurrou o ABC, que quase abriu o placar aos 12, após um passe de Cascata para Reinaldo, que dominou e chutou para excelente defesa do goleiro do Santa Cruz.
Diante de um futebol objetivo, a pressão alvinegra foi traduzida em gol aos 14, em jogada de calcanhar de Gabriel para Leandrão, “o artilheiro das decisões”, que dominou com tranqüilidade e bateu na saída do goleiro Isaías. Depois da abertura no placar, o ABC passou a dominar a partida, enquanto que o Santa Cruz, surpreendido com o gol no início de partida, procurava buscar o controle emocional.
Aos 24 e 27, o ABC por pouco não ampliou o marcador. Na primeira ocasião em uma cobrança de falta de Pio em linda defesa do goleiro Isaías. Em seguida, o zagueiro Irineu jogou a bola para fora em escanteio cobrado por Cascata.
Mesmo com a vantagem no placar, resultado suficiente para a conquista do título, o ABC seguiu dominando a partida,administrando a posse de bola e conseguindo chegar com objetividade à defesa adversária. Aos 33, o atacante Leandrão, apresentando um grande futebol, arrancou pela ponta esquerda, invadiu a área e cruzou pelo alto para Cascata finalizar, mas a bola foi cortada de forma providencial por Pantera.
Aos 40, o ABC ampliou a sua vantagem, em contra-ataque fulminante através de Cascata, onde o craque alvinegro entrou na grande área e chutou rasteiro na trave, a bola voltou e ele chutou forte explodindo a frasqueira. Com o placar desfavorável, o Santa Cruz, atônito, terminou o primeiro tempo com uma derrota de 2 a 0, resultado que não foi pior graças ao goleiro Isaías.
A etapa final começou com o ABC jogando em ritmo mais cadenciado, aguardando a iniciativa do Santa Cruz, que precisava empatar o jogo para a conquista do título Estadual. Do lado dos visitantes, a ansiedade era o seu maior inimigo na luta contra o time alvinegro e também pelo relógio.
Até os 15 minutos, o jogo seguiu equilibrado e sem grandes oportunidades de gol para os finalistas. As entradas de Vladimir e Felipe foram as apostas do técnico Wassil Mendes na esperança em diminuir o placar e incendiar a partida. E foi aos 17 minutos que o Santa Cruz diminuiu o marcador, quando o atacante Felipe deu um belo drible em Leandrão, e na tentativa de um chute foi derrubado pelo artilheiro alvinegro na entrada da área. O jovem atacante pediu a bola e cobrou a falta com eficiência.
Após o gol, o Santa Cruz ganhou moral no jogo e passou a pressionar o ABC, que sentiu a reação do adversário. Diante da situação alarmante, o técnico Leandro Campos realizou duas substituições com as entradas de Ricardo Oliveira e Jackson, para as saídas de Reinaldo e Gabriel, respectivamente.
No momento crucial da partida, aos 23, o Santa Cruz viu o sonho do empate se distanciar após uma falta violenta do zagueiro Pantera em cima de Leandrão, infração que resultou em sua expulsão. Com um jogador a mais, o ABC aproveitou o momento e ampliou o placar aos 26, após uma saída de bola equivocada da defesa do Santa Cruz, onde o experiente Jackson roubou a bola, driblou o goleiro e Isaías e colocou a bola com tranqüilidade para o fundo do gol.
O terceiro gol do ABC incendiou a “frasqueira”, que passou a cantar o hino do clube, enquanto que os jogadores alvinegros passaram a administrar o resultado diante de um Santa Cruz nervoso. Aos 33, o técnico Wassil Mendes foi excluído do banco de reservas pelo árbitro Leandro Vuaden, após reclamação.
Nos minutos finais, alegria da torcida alvinegra aos gritos de "olé" e expectativa de uma minoria, ainda tensa até o apito final do árbitro gaúcho.
Ficha do jogo (ABC 3 x 1 Santa Cruz):
Estádio: Frasqueirão.
ABC: Wellington, Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Potiguar; Basílio, Bileu, Reinaldo(Ricardo Oliveira) e Gabriel(Jackson); Cascata e Leandrão. (Técnico: Leandro Campos).
Santa Cruz: Isaías, Pantera, André Luis (Vladimir) e Michel; Rafinha, Robson, Lano, Paulinho(Alvinho) e Marciano; Quirino e Didi Potiguar. (Técnico: Wassil Mendes)
Árbitro: Leandro Vuaden – Fifa - RS
Assistentes: Luiz Carlos Câmara (RN) e Lorival Cândido (RN)
Cartões: Cascata (amarelo - ABC); Robson ( amarelo – Santa Cruz); Michel (amarelo, Santa Cruz); Basílio( amarelo – ABC); Pantera( vermelho – Santa Cruz); Renatinho Potiguar (amarelo – ABC);
Público total: 12.446. Sócios: 4 mil
Renda: R$ 183.469,00
Transcrito do site www.dnonline.com.br