×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 00h00 CBF informa sobre Transferências Internacionais

A CBF enviou documentação às Federações de Futebol de todo país informando da necessidade de de implantação do Sistema de Transferências Internacionais que está em vigor desde o dia 05 de outubro de 2009. O período de transição do sistema é de 01 (hum) ano mas o programa já emite o Certificado de Transferêncdia Internacional Eletrônico ( ITC-e).

Depois de vários meses de testes, o novo sistema internacional de transferências (Transfer Matching System – TMS) foi lançado oficialmente. Atualmente apenas 25 a 30% das transferências internacionais de jogadores são efetuadas através de agentes licenciados pela FIFA, com o objectivo de monitorizar clubes, jogadores e agentes, o novo sistema pretende terminar com os pagamentos ilegais e a lavagem de dinheiro que pode ser efetuada através das transferências de jogadores.

Esta nova ferramenta estará disponível para todos os agentes licenciados, que através de uma aplicação online terão de preencher todos os dados necessários relativos à transferência, possibilitando um maior controle sobre as mesmas. Segundo a FIFA, mais de 100 associações e mais de 1000 clubes já estão utilizando o novo sistema de transferências. O organismo máximo do futebol estima que em 2010 todas as 208 associações estejam usando o sistema, sendo que o certificado de transferência internacional também estará brevemente disponível online.

Este sistema será uma maneira de clarificar os valores e entidades envolvidas nas transferências internacionais de jogadores e poderá ser a porta aberta para que as federações e ligas utilizarem sistemas idênticos para controlar as transferências nacionais. O controle das transferências em articulação com organismos nacionais de fiscalização das atividades financeiras dos clubes é o caminho a seguir para tornar a indústria do futebol transparente.

Baseado nisto, a CBF, no documento enviado às federações, determinou que fossem criadas nas estruturas da Confederação, para operar em conjunto com as federações de cada Estado, dispositivos logísticos destinados a assistir as associações de menor porte, para que sejam cumpridas as normas da FIFA.

A CBF estará criando cursos de reciclagem para aquelas entidades que já utilizam o TMS e clubes que ainda não participam do sistema e que necessitam de apoio técnico.

PARCEIROS