×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 6 de Fevereiro de 2024 às 13h57 CBF e FIFA dão início à primeira turma de curso feminino de arbitragem

A Comissão de Arbitragem da CBF deu início, nesta segunda-feira (5), a pré-temporada da arbitragem feminina (Curso FIFA-RAP). Participam da Turma 1 a árbitra Mariana Regina, a árbitra assistente Edilene Freire, e a instrutora Aldeilma Luzia, do Rio Grande do Norte . A árbitra assistente Débora Rayane participará da Turma 2.

As árbitras e assistentes conheceram o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira. De noite, elas participaram da cerimônia de abertura, que contou com a participação de todos os integrantes da Comissão de Arbitragem e da argentina Sabrina Lois, instrutora de arbitragem da Fifa..

Nesta terça-feira (6), as arbitras e assistentes já trabalharam no campo do Clube da Aeronáutica, com a argentina 

O Curso FIFA-RAP é um projeto da Confederação Brasileira de Futebol em conjunto com a FIFA, em que promovem a formação e especialização de árbitras e assistentes. Esta é a segunda edição do curso. Em 2023, a Comissão de Arbitragem inaugurou a iniciativa, que agora já faz parte do calendário brasileiro.

Regildenia Moura, integrante da Comissão de arbitragem da CBF e responsável pelo desenvolvimento da arbitragem feminina, comentou sobre a oportunidade de realizar o RAP-FIFA Feminino mais uma vez.

"O sentimento é de muita alegria, porque eu sinto que agora esse curso está no calendário da programação da Arbitragem Brasileira. Com isso, a gente pode fazer um trabalho de acompanhamento e treinamento das árbitras. Vamos ver ano a ano a evolução de cada de cada árbitra."

"A ideia é que todo o quadro de árbitras do Brasil venham para esse treinamento também. O sentimento é sempre de gratidão por saber que podemos realmente desenvolver o trabalho que fomos convidados a fazer e ter essa expectativa de ver o crescimento e o desenvolvimento da arbitragem feminina", completou.

Esta é a primeira turma do curso em 2024, e conta com 32 árbitras e assistentes. Ainda neste mês, No final do mês, outra turma com mais 32 pessoas passará pelo FIFA-RAP.

PARCEIROS