A CBF Academy lançou a pós-graduação "Especialização em Ciências da Saúde e Performance no Futebol e esportes de Alto Rendimento", que oferece qualificação em medicina esportiva para áreas como nutrição, saúde, preparação física, prevenção de lesões, entre outras. As inscrições estão abertas, com o começo das aulas marcado para setembro deste ano.
Aos interessados, clique a seguir: Pós-graduação - "Especialização em Ciências da Saúde e Performance no Futebol e esportes de Alto Rendimento"
"Esse curso de especialização é mais uma grande contribuição da CBF para a formação e aprimoramento dos profissionais que participam das atividades do futebol, desta vez dedicada aos que trabalham na Área de Saúde e Performance”, disse o presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF (CMCD), Jorge Pagura.
O curso, realizado em parceria com a CMCD e com o IDP, terá duração de 12 meses e é dividido em 12 módulos: 1) Medicina do Futebol; 2) Nutrição e Psicologia; 3) Fisioterapia; 4) Fisiologia; 5) Urgências e Emergências; 6) A equipe multidisciplinar e a gestão do clube; 7) Projeto Final em Grupo; 8) A mulher atleta; 9) Categorias de Base; 10) Ortopedia e Traumatologia 1 – Membros inferiores; 11) Ortopedia e Traumatologia 2 – Membros superiores; 12) Ortopedia e Traumatologia 3 – Lesões por sobrecarga.
As aulas serão conduzidas de forma online, 100% ao vivo, às segundas e terças-feiras, de 18h às 21h (de Brasília). Além da evolução profissional, a pós-graduação almeja criar uma rede de contatos para os alunos, criando conexões entre profissionais de diversas origens, por meio de uma formação interdisciplinar, com base em estudos de caso.
Estão previstas também duas semanas de debates presenciais na Granja Comary, Casa da Seleção Brasileira, em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.
A especialização contará com a experiências de professores renomados no meio futebolístico e está aberta a fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, preparadores físicos e demais profissionais da saúde, assim como treinadores e ex-jogadores. Graduados em qualquer área de atuação podem se inscrever, embora seja desejável que os candidatos tenham experiência profissional anterior, em especial no futebol.