×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Sexta, 27 de Outubro de 2023 às 11h07 Campeonato Potiguar Feminino começa neste sábado (28)

O Campeonato Potiguar Feminino volta a campo neste fim de semana. A disputa terá início neste sábado, dia 28 de outubro. ABC, Alecrim, Monamy, Potiguar de Mossoró, Potyguar Seridoense e União disputarão o título Estadual.

O jogo de abertura do torneio, no sábado, será entre União e ABC às 8h30 com transmissão ao vivo da TV FNF.

O União é o atual campeão da modalidade. O time de Extremoz é tradicionalmente composto por mulheres, voltado para o futebol feminino. “O União é um time que leva a modalidade muito a sério, e leva suas atletas muito a sério. A preparação é constante, treina direto em um trabalho integral, anual. A expectativa é a melhor possível, esperamos muito por esse momento”, comentou a meio-campista Gabriele. 

Para o ABC, o objetivo é de chegar à final. “A expectativa é boa, muita dedicação, muita garra, expectativa de uma boa estreia. Todas as atletas são do RN, em busca de uma oportunidade. Estamos formando uma equipe competitiva, à altura do nome do clube. Estamos fazendo uma preparação forte", prometeu Izabel Santos, coordenadora de futebol feminino do ABC.

.

Alecrim e Potyguar Seridoense fazem o segundo confronto do dia, às 14h30. Jogo sem transmissão por inviabilidade técnica.

O Alecrim se prepara sob o comando do técnico Bernardes no campo do Colinão, na zona norte de Natal. O técnico prevê uma estreia difícil, e conta com o desenvolvimento individual das atletas e também com o apoio da torcida. “Uma estreia é sempre muito difícil. Momento de construção de equipe é difícil, precisamos de cautela. Hoje vestimos a camisa de uma das grandes equipes do Rio Grande do Norte. Precisamos dos torcedores esmeraldinos, a nova geração que está vindo, que gosta do futebol e acompanha o futebol feminino. Venham com a gente pra que a gente possa fazer uma grande competição”, convocou Bernardes.

O Potyguar Seridoense segue preparação forte, contando com atletas jovens e com intensidade. A treinadora Denise Fernandes falou sobre a expectativa para o Estadual.  “O estádio está bonito, o gramado bem cuidado, vai ser televisionado, e acreditamos que vamos representar bem o Potyguar nessa estreia. Espero que com esse campeonato a gente possa abrir as portas do RN para que outros clubes se interessem pelo futebol feminino e que o Potyguar se estabilize neste trabalho”, comentou.

.

No domingo (29), Monamy e Potiguar de Mossoró encerram a rodada a partir das 8h30 com transmissão ao vivo da TV FNF.

O Monamy foi fundado em 1964, e há cinco anos está sob a atual gestão. O clube investe nas categorias de base e feminino com um núcleo de captação de atletas, em parceria com outros projetos e trabalho com crianças a partir dos 5 anos. As atividades das equipes acontecem em um espaço próprio, a Arena Marrada, em Parnamirim. O vice-presidente Bruno Xavier comenta sobre o trabalho com a base, que já revelou atletas para diversos clubes do país por meio dos diversos projetos. “Muitos subestimam e não sabem da nossa estrutura. Estamos fazendo um trabalho com a base, vamos fazer a diferença. No Monamy temos uma metodologia de trabalho”, comentou.

O Potiguar de Mossoró foi a última equipe a confirmar seu nome na disputa. A participação foi possível com a parceria com o Serrada FC, clube amador de São Gonçalo do Amarante que acolhe atletas de 11 a 55 anos. Segundo a organização, o objetivo é proporcionar bem estar e saúde para todas que procuram o projeto, promovendo acolhimento e dar espaço às mulheres no futebol. "Aqui ajudamos atletas com problemas psicológicos, mulheres que buscam espaço e vez no futebol. O Serrada é isso, é qualidade de vida, amizade, união e espaço para a mulher estar onde ela quiser”, declarou Marília Gabriela, presidente do Serrada.

.

DISPUTA

A disputa será em grupo único, todos contra todos em um turno. Os quatro melhores colocados disputarão a semifinal. 

Na primeira fase, os primeiros critérios de desempate serão, por ordem, o maior número de vitórias, confronto direto, maior saldo de gols, maior número de gols marcados.

.

INCENTIVO

O Estádio Juvenal Lamartine foi colocado à disposição das equipes e será o campo da disputa da primeira fase e semifinal. A FNF determinou a isenção de custos de jogo para os clubes, como liberação de taxas de arbitragem, a disponibilização sem custos de duas ambulâncias, médico e enfermeira.

.

TRANSMISSÃO

O Campeonato Potiguar Feminino 2023 terá transmissão ao vivo no canal da TV FNF no YouTube. O canal acumula 28 mil inscritos e 500 mil visualizações em 2023.


PARCEIROS