A Fifa anunciou nesta quarta-feira (2/12) a composição oficial das urnas do sorteio para a Copa do Mundo da África do Sul de 2010, que acontecerá na sexta-feira (4/12) na Cidade do Cabo, assim como a forma que será realizado. A principal novidade será a inclusão da Holanda como cabeça-de-chave em detrimento da França.
As 32 seleções são divididas em quatro urnas. Na primeira ficam os cabeças-de-chave, escolhidos em função do posto no ranking da Fifa em outubro de 2009, e a África do Sul, anfitrião da competição. Nela, junto com Holanda, aparecem Brasil, Itália, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Espanha.
A segunda urna terá as equipes do grupo asiático (Austrália, Japão e as duas Coreias) junto com a seleção da Oceania (Nova Zelândia) e as da América do Norte, América Central e Caribe (Estados Unidos, México e Honduras).
Na terceira urna, estarão as seleções da América do Sul (Chile, Uruguai e Paraguai), junto às da África (Gana, Nigéria, Camarões, Costa do Marfim e Argélia).
A França passará para a urna quatro, onde estão as outras equipes europeias. Junto a ela estarão, por critérios geográficos, Dinamarca, Grécia, Eslováquia, Eslovênia, Portugal, Sérvia e Suíça.
Quanto ao procedimento, a Fifa confirmou que, na medida do possível, tentará fazer com que não caiam no mesmo grupo equipes do mesmo continente.
Desta forma, exceto no caso da Europa, onde isso não será possível e poderá haver duas seleções, nenhum outro continente será representado por mais de um membro em cada grupo.