×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 14 de Março de 2023 às 18h17 Árbitros encerram treinos em campo pelo Programa de Assistência da FIFA

O Programa de Assistência ao Árbitro da FIFA (FIFA-RAP) completou, na manhã desta terça-feira (14), o último dia de atividades de campo, no Clube da Aeronáutica (RJ). As atividades foram lideradas pelo instrutor da FIFA convidado Enrique Osses e por toda a Comissão de Arbitragem da CBF.

Os árbitros e assistentes foram submetidos a situações reais de jogo, para avaliação de tomada de decisão e resistência física. Na parte da tarde, a preparação continuou com discussões sobre controle de jogo e mãos, além da análise das atividades de campo do dia.

O instrutor da FIFA Enrique Osses, responsável pela segunda turma do curso, elogiou o conteúdo das aulas e comentou sobre a evolução dos jovens árbitros.

"Eu gostaria de parabenizar a CBF e a Comissão de Arbitragem pela iniciativa que não é de hoje, é de muito tempo, de melhorar o desenvolvimento dos árbitros. É um curso muito completo, em que os jovens talentos da CBF e do futebol brasileiro conseguiram se desenvolver nas áreas teóricas e do campo de jogo. Acredito que a CBF está alinhada com o projeto da FIFA e da CONMEBOL para melhorar a arbitragem brasileira", destacou.

"É uma oportunidade para eles e espero que aproveitem. Eles estão muito receptivos ao trabalho. E temos que visualizar nas próximas semanas e meses se eles captaram tudo o que tentamos transmitir do ponto de vista técnico, prático e teórico do curso," disse.

O árbitro assistente Zaqueu Linhares, filiado à Federação Cearense de Futebol (FCF), agradeceu a chance de participar do curso e valorizou o contato com um instrutor estrangeiro visando uma oportunidade de integrar os quadros internacionais da FIFA e da CONMEBOL.

"É uma oportunidade muito grande de estar aqui. Quero agradecer ao presidente Seneme pela oportunidade e a todos os instrutores. É um curso muito bom, com alto nível de preparação tanto teórico quanto físico e técnico. A gente consegue aplicar a teoria no campo, com os instrutores dando orientações para correções e melhoria", agradeceu.

"É muito interessante ter contato com outras culturas, além da regra e instruções. A palestra que o Enrique deu foi em espanhol e ter essa contato com a língua estrangeira é muito importante para nós, jovens promissores, que temos o sonho de chegar à FIFA", elogiou.

O árbitro Bruno Mota, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), reforçou a importância do contato com os colegas de outras federações para o intercâmbio de experiências.

"Essa troca de informações com companheiros de outras federações agrega muito valor. Esse tipo de oportunidade que temos aqui, além do trabalho de campo e teórico, permite que a gente troque muitas experiências de partidas e leve isso para os jogos que estão por vir", afirmou.

O encerramento do curso FIFA-RAP ocorre na quarta-feira (15) com a entrega do certificado para os árbitros jovens. 

PARCEIROS