Com dois gols do atacante Lúcio, ambos de pênalti, o América-RN venceu o Vila Nova, por 2 a 0, neste sábado à noite, no Estádio Machadão, em Natal, no fechamento da 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A vitória reabilitadora deixou o time potiguar fora da zona do rebaixamento, porque soma 39 pontos, em 16.º lugar. Se igualou em pontos ao Bahia, que volta à zona de degola, em 17.º lugar, porque tem uma vitória a menos do que os americanos: 11 a 10.
O América vinha de derrota para o Bragantino, por 2 a 1, enquanto o Vila Nova chegou ao Rio Grande do Norte empolgado com três vitórias consecutivas, que praticamente o tirou da ameaça de descenso. Apesar da derrota, o time goiano continua com 45 pontos, em 11.º lugar.
Domínio total
O primeiro tempo foi quase todo do América, que teve mais volume, porém, errou muito nas penetrações e finalizações. No segundo tempo, porém, tudo mudou. Logo aos dois minutos, Ricardo Oliveira foi derrubado por Flávio dentro da área. O pênalti foi bem cobrado por Lúcio, que chutou forte e no alto, aos cinco minutos.
Aos 12 minutos, outro pênalti para o América, dessa fez feito por Alisson sobre Giovane. O mesmo Lúcio cobrou, mas tentou colocar do lado direito de Max, que rebateu. Lúcio correu, pegou o rebote e mandou a bola para as redes. Ele já tem 14 gols, na briga direta pela artiharia.
Depois disso, só deu América, que criou outras chances e só não ampliou porque Max praticou grandes defesas.
Ficha Técnica América-RN 2 x 0 Vila Nova
Local: Estádio do Machadão, em Natal-RN
Renda: R$ 69.895,00
Público: 5.338 pagantes (mais 2.065 não pagantes)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme-SP.
Cartões amarelos: Flávio, Edson Rocha e Alisson (Vila Nova). Berg, Thoni e Lúcio (América).
Gols: Lúcio, pênalti, aos 5/2T e aos 12/2T, pênalti.
América-RN
Rodolpho; Leandro Silva, Edson Rocha e Jackson; Thoni, Júlio Terceiro, Ricardo Oliveira, Somália e Berg (Juninho); Helinho (Giovane) e Lúcio (Max).
Técnico: Francisco Diá.
Vila Nova
Max; Walter, Flávio e Edson Borges (Edinaldo); Dida, Alisson, Otacílio (Soares), Ricardinho e Zé Rodolpho; Willian e Nena (Raí).
Técnico: Zé Roberto.
Próximos Jogos
Na terça-feira à noite, acontece toda a 35.ª rodada. O América-RN vai receber, de novo no Machadão, o Figueirense, que briga pelo acesso. O Vila Nova vai até salvador enfrentar o Bahia, ameaçado pelo rebaixamento.
Vasco 2X1 Juventude
Após uma armar uma festa grandiosa, o Vasco da Gama não desapontou os mais de 80 mil torcedores que compareceram ao Maracanã, venceu o Juventude por 2 a 1, e garantiu, matematicamente, o acesso à elite do futebol brasileiro novamente. Apesar de não jogar tão bem, fez seus gols, mesmo um deles sendo irregular, e de forma merecida, ficou com a vaga antecipada, em partida que valeu pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com este resultado, o Vasco chegou aos 70 pontos, na liderança isolada da competição, abrindo sete pontos de vantagem para o vice-líder, Ceará. E tem 13 pontos sobre o Figueirense, quinto colocado e que, se vencer seus quatro jogos, chegará aos 69 pontos. Agora, o clube vai precisar administrar a campanha para garantir também o caneco da Série B de2009.
Enquanto isso, o Juventude está em uma situação completamente oposta. Lutando desesperadamente contra o rebaixamento, se mantém com apenas 40 pontos, na 15ª colocação, e vê o fantasma da degola cada vez mais em seu encalço.
Próximos Jogos
Na próxima rodada da Série B, todos os jogos serão na terça-feira. O Vasco viaja até Campina Grande, na Paraíba, para enfrentar o Campinense, às 21 horas. O Juventude atua em casa, às 19h30, para receber a Portuguesa.
Paraná 1X1 Duque de Caxias
O Paraná não conseguiu voltar a vencer no Campeonato Brasileiro da Série B. Na tarde deste sábado, o time paranaense ficou no 1 a 1 diante do Duque de Caxias, no Estádio Durival de Brito, pela 34ª rodada. O Paraná ainda jogou todo o segundo tempo com um jogador mais, pois o time carioca teve um jogador expulso no final da etapa inicial.
O Duque saiu na frente com Edivaldo, ainda no primeiro tempo, mas na etapa final o Paraná empatou, com gol de Marcelo Toscano. Com o resultado, o time paranaense fica na nona colocação, com 47 pontos, e não tem mais chances de ser rebaixado. Por outro lado, o Duque é o 12º, com 44 pontos, mas são poucas as chances de descenso.
Próximos Jogos!
A 35ª rodada terá todos os dez jogos na próxima terça-feira. O Paraná encara o Bragantino, às 19h30, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Já o Duque joga no mesmo horário, quando recebe o ABC, no Rio de Janeiro.
Atlético/GO 4X1 Guarani
O Atlético-GO passou como um trator por cima do Guarani e venceu por 4 a 1, neste sábado, em Goiânia, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Elias (duas vezes), Marcão e Juninho fizeram os gols da vitória, que contou com uma grande colaboração da defesa bugrina, completamente perdida. O time campineiro descontou com um gol contra de Agenor, mas o árbitro anotou o gol para Dairo.
Com a vitória, o Dragão recupera seu posto entre os quatro primeiros colocados, ocupando a quarta posição, com 59 pontos. O Guarani, por sua vez, segue na terceira colocação, com 62 pontos, sofrendo a segunda derrota seguida e deixando a torcida receosa com relação ao acesso.
Próximos jogos
Os dois clubes voltam a campo na próxima terça-feira, quando será disputada rodada completa da Série B. O Atlético-GO enfrenta o Ceará, às 21 horas, novamente em Goiânia, enquanto o Guarani recebe o Ipatinga, às 19h30, em Campinas.
Fonte: Site Futebol Interior