Na estreia do técnico Dado Cavalcanti, o América-RN quebrou a série de três derrotas consecutivas ao vencer o Icasa-CE, por 2 a 0, neste sábado à noite, no Estádio Machadão, em Natal, no fechamento da 23.ª rodada do campeonato Brasileiro da Série B.
Apesar do resultado positivo, o rubro continua na zona do rebaixamento, em 19.º lugar, com 19 pontos, um a mais do que o Ipatinga. Esta foi a sua segunda vitória em casa em 11 jogos. E também foi a segunda derrota consecutiva do time cearense, que continua com 28 pontos, em 13.º lugar.
Novo esquema
Motivado pela estreia do técnico Dado Cavalcanti, de apenas 28 anos, o América-RN apresentou mudança no esquema tático. Saiu o 3-5-2, antes adotado por Lula Pereira, e entrou o ortodoxo 4-4-2.
O América começou o jogo no ataque e abriu o placar logo aos quatro minutos. Após cobrança de falta de Airton, no lado da grande área, o zagueiro Adalberto apareceu no meio de muitos jogadores e desviou de cabeça.
O Icasa demorou para equilibrar as ações, mesmo porque errava muitos passes e não chegava com velocidade no ataque. Na parte final deste primeiro tempo, levou perigo ao gol de Rodolfo em três oportunidades, em chutes de Roberto Jacaré e Júnior Xuxa, além de uma cabeçada de Tiago. Rodolpho defendeu nas três vezes.
Fim de esperança
A esperança de reação do time cearense logo acabou com a marcação do segundo gol, aos seis minutos. Após o escanteio, a defesa aliviou errado e a bola sobrou para Reinaldo, na pequena área. Ele virou rápido de perna esquerda, fazendo 2 a 0.
Flávio Araújo arriscou tudo em seguida, com as entradas de Leozinho e Carlinhos nos lugares, respectivamente, dos alas Dodó e Panda. Mas acabou prejudicado pela expulsão do volante Luciano, aos 16 minutos. Não dava mais para buscar a reabilitação da única derrota em casa, sofrida na rodada passada, diante do Vila Nova, por 4 a 1.
Próximos jogos
Na terça-feira acontece a 23.ª rodada. O América-RN vai enfrentar o América-MG, em Sete Lagoas-MG, às 21h50. NO mesmo horário, o Icasa vai receber, em Juazeiro do Norte, o Sport, que não perde há 11 rodadas.
Ficha Técnica América-RN 2 x 0 Icasa
Local: Estádio Machadão, em Natal-RN
Renda: R$ 14.020,00
Público: 1009 pagantes (mais 898 não pagantes)
Árbitro: Marielson Alves Silva-BA
Cartões amarelos: Tiago e Assisinho (Icasa). Ésley, Edson Rocha e Eliélton (América).
Cartão vermelho: Luciano (Icasa)
Gols: Adalberto, aos 4/1T e Reinaldo, aos 6/2T.
América-RN
Rodolpho; Cafu, Edson Rocha, Adalberto e Airton; Eliélton, Carlos Alberto (Douglas Silva), Juca (Saulo) e Ésley; Reinaldo (Washington) e Cristiano Alagoano.
Técnico: Dado Cavalcanti.
Icasa
Marcelo Pitol; Tiago, Everaldo e Luis Gustavo; Dodô (Leozinho), Luciano, Guto, Júnior Xuxa e Panda (Carlinhos); Assisinho e Roberto Jacaré (Paulo Foiane).
Técnico: Flávio Araújo.
Confira os resultados da 22.ª rodada:
Terça-feira
Santo André 3 x 1 Paraná
Figueirense 0 x 1 América-MG
Sexta-feira
Duque de Caxias 3 x 0 Brasiliense
Vila Nova 1 x 0 Guaratinguetá
Ipatinga 4 x 1 São Caetano
Sábado
Ponte Preta 1 x 2 Bahia
Coritiba 2 x 0 Portuguesa
Bragantino 3 x 0 Náutico
Sport 2 x 0 ASA
América-RN 2 x 0 Icasa-CE
Fonte: Futebol Interior