O América foi derrotado na noite desta terça feira (03.08) pela Portuguesa por 3X1. O jogo foi válido pela 12ª rodada da Série B, do Campeonato Brasileiro. Co o resultado, o alvirrubro permanece na colocação que rebaixaria o clube para a série C em 2011.
Em um jogo onde mais uma vez o América apresentou um bom futebol e dominou a partida, a equipe saiu derrotada. A equipe pressionou do inicio ao fim, mas paravam nas diversas faltas cometidas pelos jogadores da Portuguesa.
A Lusa ainda aproveitou alguns contra-ataques, principalmente com o destaque do time, o atacante Dodô.
Aos 29 minutos da primeira etapa, o lance mais polêmico da partida. O jogador caiu, mas o árbitro José de Caldas Souza deixou a partida seguir, até que a bola foi para fora do campo. Depois disso, o assistente Arnaldo Rodrigues de Souza chamou o árbitro e contou que Jacson deu uma cotovelada no jogador da Lusa. Logo em seguida, José Caldas deu cartão vermelho para o volante americano e marcou um pênalti a favor do time visitante. Dodô cobrou com categoria e abriu o placar.
Depois da abertura do placar, o América sentiu e o jogo caiu um pouco de produção. Antes do final do 1º tempo, o América ainda teve chances com o atacante Alberto.
Para o segundo tempo os técnicos fizeram modificações em suas equipes. Vadão colocou Romano no lugar de Domingos e Celsinho deu a vaga a Malaquias.
Lula Pereira, do América tirou Alberto para Chimba e Fábio Neves para Reinaldo.
O jogo seguiu frio e sem muitas emoções. A os 34 minutos, o goleiro Fabiano falhou e Fabrício ampliou a vantagem para a Lusa marcando o segundo gol.
O América diminuiu em seguida após Thoni cruzar o zagueiro Adalberto que marcou o gol americano.
A equipe Americana chegou a esboçar uma reação na tentativa de empatar a partida, mas acabou recebendo a ducha fria quando a Portuguesa marcou outro gol novamente com Fabrício que deu números finais ao placar
Ficha técnica América 1x3 Portuguesa
América: Fabiano Ribeiro, Cleber, Robson e Adalberto; Thoni, Jackson, Douglas Silva (Wellington Silva), Esley e Berg; Fábio Neves (Reinaldo) e Alberto (Chimba).
Técnico: Lula Pereira
Portuguesa: Wéverton; Paulo Sérgio, Maurício, Domingos (Romano) e Fabrício; Acleisson, Preto Costa, Ademir Sopa e Celsinho (Malaquias); Kempes e Dodô (Henrique).
Técnico: Oswaldo Alvarez
Árbitro: José Caldas Souza-DF
Público pagante: 1.926
Renda: R$ 28.020
Próximos Jogos
A 13.ª rodada será toda disputada na próxima terça-feira, dia 10 de agosto. A Portuguesa vai receber o ASA-AL, no Canindé, em são Paulo, a partir das 21h50. Mais cedo, às 19h30, o América vai enfrentar o Ipatinga, no interior mineiro.
No outro jogo que abriu a décima segunda rodada da série B, a Ponte Preta venceu o Santo André por 2X0. Os gols da equipe ponte pretana foram marcados por Reis aos 14 minutos do segundo tempo e Moacir aos 37 também da segunda etapa.