A despedida do América do estádio Barrettão não foi como a torcida americana esperava. A equipe acabou sendo derrotada para a Chapecoense/SC, por 1x0 e continuou na 19ª posição da série B, com 15 pontos. O gol do jogo foi marcado por André Paulino, no segundo tempo. Agora, o alvirrubro se prepara para encarar o São Caetano/SP, sábado, no retorno ao Nazarenão, em Goianinha.
O primeiro tempo foi de muita correria das duas equipes, mas, de poucas chances de gol. O América começou melhor e foi superior nos primeiros 20 minutos de jogo, pressionando e atacando a equipe da Chapecoense, principalmente pelo lado direito, com Norberto. E foi com ele que o alvirrubro criou suas principais oportunidades de abrir o placar. Aos 13 minutos, o lateral direito tabelou com Laércio, venceu a marcação na velocidade, invadiu a área e chutou forte. A bola, caprichosamente, bateu no travessão e foi para fora. Logo em seguida, em cobrança de escanteio, Zé Antônio cabeceou com força, mas a bola acabou indo para fora.
Como o técnico americano, Argel Fucks alertava antes da partida, a Chapecoense criou suas melhores oportunidades através da bola parada. Aos 20 minutos, Danilinho cobrou falta na área, Rafael Lima foi mais rápido que a defesa americana e desviou de cabeça. A bola bateu na trave e a defesa rubra conseguiu afastar. Na continuação do lance, falta para os catarinenses pela esquerda. O mesmo Danilinho cobrou, Andrey falhou e a bola ia sobrando para o atacante Caion, mas o goleiro americano conseguiu se recuperar rápido e evitar o gol.
Rápido nos contra-ataques, o América perdeu uma grande chance com Vandinho. O atacante recebeu belo passe de Laércio e livre dentro da área, demorou a chutar e foi impedido pela defesa da Chapecoense em abrir o placar.
Mostrando que o jogo aéreo é uma das suas principais armas, a Chapecoense usou desse expediente para abrir o placar, logo aos três minutos do segundo tempo. Danilinho cobrou falta da esquerda, o zagueiro André Paulino subiu mais do que a zaga americana para desviar e marcar o primeiro gol.
Na saída de bola, o América teve a chance de empatar. Norberto cruzou da direita, a zaga catarinense falhou, Laércio dominou no peito e chutou forte, para fora. Querendo o empate, os donos da casa foram para a pressão e criaram outra boa chance. Norberto tabelou com Laércio, tocou para Vandinho, que devolveu na medida, na marca do pênalti, mas, o lateral direito chutou errado, por cima do gol.
Aos 12 minutos o América perdeu sua melhor chance de gol na partida. Laércio levantou bola na área da Chapecoense, a bola sobrou livre para Edson Rocha, na pequena área, sem goleiro. Mas, na hora do chute, o zagueiro errou a bola, que acabou indo para fora. No lance seguinte, foi a vez de Vandinho, receber na área, girar em cima da marcação e errar o chute, para desespero dos torcedores americanos presentes no Barrettão.
Tentando colocar o time no ataque, Argel Fucks tirou Vandinho e colocou Tiago Adam e Rodrigo Pimpão para entrar Almir. A torcida não aprovou a saída do camisa 10 e passou a criticar o comandante alvirrubro. Enquanto isso, a Chapecoense estava mais perto de ampliar o marcador e perdeu uma grande chance com Soares, que apareceu livre na área e acabou se enrolando com a bola, perdendo uma grande chance.
No final da partida, o atacante Laércio se envolveu em uma confusão com os jogadores da Chapecoense e acabou sendo expulso.
ARGEL É DEMITIDO. PINTADO É CONTRATADO
Após a derrota para a Chapecoense-SC, a direção rubra optou por substituir o comando técnico da equipe. Argel Fucks não é mais treinador do América. Pintado assumirá em seu lugar.
Argel chegou ao alvirrubro no dia 22 de julho, ocupando o cargo anteriormente exercido por Roberto Fernandes. Sob o comando do gaúcho, o América jogou oito vezes. Foram duas vitórias, três empates e três derrotas.
O novo técnico do América, Pintado, será apresentado aos jogadores nesta quarta-feira (28), no CT Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim. Seu último trabalho foi no Penapolense, onde foi vice-campeão do interior do paulistão. Trabalhou também no CRB, Guaratinguetá, Linense, Santo André, Ponte Preta, Mirassol, Figueirense, Náutico, dentre outros.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-RN 0 X 1 CHAPECOENSE
Estádio: Barretão, em Ceará-Mirim (RN)
Data: 27.08.13
Árbitro: Rodrigo Guarizo F. do Amaral (SP)
Público: 712 torcedores
Renda: R$ 3.575,00
GOLS:
Chapecoense: André Paulino, aos 3´do 2º T
AMÉRICA-RN: Andrey; Norberto, Zé Antônio, Edson Rocha e Renatinho Potiguar; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Fabinho (Aldair) e Rodrigo Pimpão (Almir); Laércio e Vandinho (Tiago Adam)
Técnico: Argel Fucks
CHAPECOENSE: Nivaldo; Fabiano, André Paulino, Rafael Lima e Fabinho Gaúcho; Wanderson (Glaydson), Paulinho Dias, Diego Felipe e Danilinho; Fabinho Alves (Soares) e Caion (Tiago Luís)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Tribuna do Norte