Em partida realizada no estádio Nazarenão, em Goianinha, na noite desta sexta-feira (30), o América bateu a Luverdense por 2 a 0. Os gols foram marcados por Rodrigo Pimpão e Adriano Pardal, ambos nos acréscimos da segunda etapa.
O duelo foi válido pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado positivo, o Alvirrubro chegou aos 13 pontos e ocupa a sexta colocação. O Luverdense é o quinto colocado com 15 pontos.
Na próxima terça-feira (3), pela 10ª rodada, a última antes da parada para a Copa do Mundo, o Alvirrubro enfrenta o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luís, às 19h30. O time mato-grossense duela contra o Paraná, no estádio Durival de Britto, na sexta-feira (6), às 19h30.
Pressão alvirrubra
Apesar de um começo truncado, o primeiro tempo da partida no Nazarenão foi de domínio total do América. A equipe natalense impôs seu ritmo, criou algumas oportunidades, mas não conseguiu abrir o placar.
Aos 3 minutos, Rodrigo Pimpão cruzou para Max, mas a defesa afastou o perigo. Em seguida, a Luverdense tentou chegar com velocidade, mas o sistema defensivo do Alvirrubro ficou com a bola.
Aos 12 minutos, Daniel Costa recebeu passe na entrada da área e chutou forte, mas a bola passou à esquerda do goleiro Gabriel Leite. Primeira chance real do jogo. O lateral Marcelinho recebeu passe e chutou cruzado, a bola tinha o endereço do gol, mas a zaga mato-grossense, de carrinho, evitou o gol.
O América seguiu pressionando, principalmente, pela lateral direita. Após os 20 minutos o jogo voltou a ficar truncado, semelhante aos primeiros minutos e com o Alvirrubro continuou controlando a posse de bola, mas os passes errados prejudicaram os ataques.
Aproveitando o vazio no setor esquerdo da defesa adversária, o América insistiu nas jogadas com Marcelinho por diversas vezes.
Aos 29, o lateral tentou o cruzamento, porém a defesa da Luverdense fez o corte.
Aos 33, o jogador tentou de novo, mas, novamente, a bola ficou controlada pelos visitantes.
Aos 35, Max passou para Rodrigo Pimpão, que dominou e chutou forte, mas mandou para fora. Quase o primeiro do Alvirrubro. Nos minutos finais do primeiro tempo, a equipe americana insistiu na jogada pela direita, mas não conseguiu chegar ao gol. 0 a 0.
Para o segundo tempo, o América entrou em campo com Adriano Pardal e Jéferson. Com mais velocidade, os rubros continuaram com o domínio da partida, porém permaneceu cometendo os mesmos erros da etapa inicial.
O Alvirrubro persistiu na bola aérea, mas o sistema defensivo do adversário, bem postado, segurou as tentativas. Aos 11 minutos, Rodrigo Pimpão chutou e o goleiro Gabriel Leite fez a defesa.
Aos 16, Cléber cabeceou e o goleiro fez nova defesa.
Aos 18 minutos veio a resposta do time mato-grossense. Rubinho cobrou falta e Braga mandou de cabeça para a defesa de Fernando Henrique. Após o lance, a Luverdense melhorou na partida.
Aos 24, Lê tentou o chute, mas foi travado pela zaga rubra. Os visitantes continuaram no ataque, mas sem levar maiores perigos para o time rubro, que logo voltou a dominar o jogo.
Aos 33, Walber fez boa jogada e, praticamente, sem ângulo chutou e acertou a trave de Gabriel Leite. Quase o primeiro dos rubros. Precisando vencer em casa, o América se lançou todo ao ataque. Primeiro, Rodrigo Pimpão tentou de longe. Em seguida, foi a vez de Jéferson tentar, mas a tentativa foi evitada pela defesa da Luverdense.
A pressão americana foi recompensada aos 45 minutos. Walber fez o cruzamento na medida e Rodrigo Pimpão, sem marcação, mandou a bola de voleio para o fundo do gol. 1 a 0.
Três minutos depois, aos 48, o Alvirrubro aproveitou o vazio deixado pela zaga da Luverdense, que avançou em busca do empate. Adriano Pardal recebeu passe, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio, fechando o placar no Nazarenão. 2 a 0.
Ficha Técnica
Local: Estádio Nazarenão, Goianinha/RN
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Cartões amarelos: Roberto Dias, Wanderson (América);Carlão, Gabriel Leite, Raul Prata (Luverdense)
América: Fernando Henrique, Marcelinho (Walber), Cleber, Roberto Dias, Paulo Henrique (Adriano Pardal); Jean Cleber, Fabinho, Wanderson, Daniel Costa (Jéferson); Max, Rodrigo Pimpão.
Técnico: Oliveira Canindé.
Luverdense: Gabriel Leite, Raul Prata, Renato, Braga, Edinho; Carlão (Júlio Terceiro), Jean Patrick, Rubinho, Washington; Léo (Samuel), Reinaldo (Lê).
Técnico: Júnior Rocha.
Portal No Ar