×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Terça, 21 de Maio de 2024 às 15h39 Alunos de arbitragem passam por avaliações na EFAF-RN

Os candidatos a árbitros de futebol passam por uma rígida preparação no Rio Grande do Norte. Os alunos da Escola de Formação de Árbitros de Futebol do RN (EFAF-RN) precisam estudar muito e suar a camisa se quiserem tentar uma vaga no quadro local de arbitragem profissional. 

A EFAF-RN tem realizado nas últimas semanas a fase das avaliações de composição corporal, chamadas "Avaliações Antropométricas", seguindo o "Protocolo de Pollock" exigido pela CBF para os árbitros profissionais brasileiros. A avaliação verifica o peso muscular, peso gordo e peso magro, e principalmente o percentual de gordura do candidato. O protocolo estabelece o limite de até 18% de gordura corporal para os homens e 23% para mulheres. O índice pode classificar ou não o candidato a árbitro, assim como os testes físicos de corrida e resistência.

Os alunos têm até o fim do curso, previsto para julho, para estar no padrão exigido e ser aprovado nesta avaliação. Os instrutores irão aplicar o teste em três polos do Rio Grande do Norte para os alunos de cidades do interior.

O educador físico Igor Costa, instrutor responsável por aplicar as avaliações físicas da EFAF-RN, explica que estar em boas condições físicas é requisito fundamental para o bom desempenho dos profissionais da arbitragem. "Os árbitros são avaliados três vezes por ano para estar dentro do padrão. As exigências do esporte hoje requerem um árbitro bem preparado, dentro das condições ideais dentro da realidade do jogo. Os jogadores hoje são mais velozes, mais fortes, o esporte evoluiu. O árbitro precisa ter condição de acompanhar o jogo de forma ideal", comentou o professor.

O curso de formação de árbitros de futebol da EFAF-RN entrou na reta final com mais de 70% das aulas realizadas. Doze das dezessete regras do futebol já foram apresentadas aos mais de 70 alunos do curso. Em fevereiro, a primeira avaliação teórica aplicada no curso teve 95% dos alunos aprovados.

Os formados no curso da EFAF-RN precisarão passar nos testes da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN (CEAF-RN) para integrar o quadro estadual de arbitragem. Os testes da CEAF-RN acontecem em dezembro.


PARCEIROS