×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 15 de Agosto de 2012 às 00h00 Alecrim F C completa 97 anos de olho em proposta inglesa

O Alecrim Futebol Clube completa hoje 97 anos e aposta na copa de 2014 para garantir dias melhores até o centenário do Alviverde, em 2015. Dirigentes do clube reúnem-se hoje com um empresário inglês que teria uma projeto para investimento envolvendo desde às categorias de base até o elenco profissional.

"O meu sonho é estar vivo em 2015 e conseguir que o Alecrim esteja bem para os 100 anos. Com a copa de 2014, hoje vou ter reunião com empresários para investir, desde as categorias de base. A esperança é conseguir patrocínios", revelou o presidente alecrinense Orlando Caldas.

De acordo com informações do dirigente o empresário pediu sigilo até o fechamento do negócio, que pode ocorrer ainda hoje. Além do investimento em equipes, estaria incluído orçamento para um centro de treinamento num projeto de longo prazo.

Caso o negócio seja fechado, a expectativa do dirigente é que o clube pare de depender apenas de alguns poucos torcedores e cartolas. "O Alecrim chega aos 97 anos graças a 'meia dúzia de seis' abnegados que o sustenta. É Marcos Vinicius, Washington, Aquino Neto e outros poucos", desabafa.

Segundo Orlando Caldas - "Orlandinho", existe uma reprodução em nível local de uma discriminação que existe em nível nacional. "ABC e América reclamam que o Flamengo recebe muitas vezes mais que eles. No entanto, aqui no Estado, por exemplo o ABC recebeu 1 milhão e repassou R$ 35 mil para o Alecrim", reclama. "Por isso, espero hoje dá esse presente à torcida pois se fechar vai ser a redenção do Alecrim", antecipa.

Na memória de Orlandinho, no entanto, dias melhores quando o Alecrim vivia seu auge. "A Melhor lembrança que tenho vem de 1972, pós inauguração do Machadão. Nós fazíamos frente ao América em termos de público. Jogando contra ABC e América pagávamos a folha. Nós tínhamos a melhor sede campestre do Nordeste. Em 1978 tínhamos apartamento para os jogadores, cinco campos para treinar. Mas Administrações ruins acabaram com tudo e só nos restou a casa na avenida 7", relembra.

Orlandinho faz questão de, no dia do aniversário do Alecrim reverenciar o ex-presidente Marcos Vinicius. "Se não fosse ele estaríamos devendo R$ 2 milhões de FGTS e INSS e não tínhamos um metro quadrado de nada. Ele quem recuperou a sede e hoje o Alecrim não deve um centavo a pessoa física ou jurídica, nem imposto. Não devemos nada a ninguém", diz o presidente que ainda cita os craques Odilon e Vasconcelos como os seus destaques .

Fazendo parte da programação oficial de aniversário, será rezada uma missa hoje, na igreja São Sebastião, 19h, no Alecrim. No domingo o clube promove uma feijoada e churrasco, a partir das 11h, na associação comercial, na Ribeira, com homenagens a ex-jogadores e dirigentes.

Artigo

Alecrim Futebol Clube: 97 anos

José Normando Bezerra

"Foi bonita a festa, pá, fiquei contente e inda guardo, renitente um velho cravo para mim, canta a primavera, pá cá estou carente manda novamente algum cheirinho de alecrim... " . Pois é como na música " Tanto Mar " de Chico Buarque, o Rio Grande do Norte amanhece nesse 15 de agosto sentindo novamente um cheirinho de alecrim já que o Verdão hoje completa 97 anos. Nessa data que a Igreja Católica consagra a Assunção de Nossa Senhora lembro que o clube esmeraldino tem uma identificação muito grande com essa religião, pois além de ter sido fundado no dia da Assunção da Virgem Maria, teve como um dos seus torcedores o saudoso Monsenhor Walfredo Gurgel que governou o RN de 1965 a 1970. Atualmente tem o padre Pio que faz um belo trabalho na paróquia de Morro Branco.

O Alecrim F.C, o bem amado, é um clube especial e pioneiro, sendo a única agremiação do Brasil que teve um goleiro presidente da república - Café Filho. É também a única de Natal que o melhor ponta direita do mundo Mané Garrincha vestiu sua camisa. O clube esmeraldino conquistou o campeonato de futebol do RN sete vezes e foi vice em oito edições, sagrando-se campeão invicto no ano mítico de 1968 aquele que segundo o escritor Zuenir Ventura não terminou. Venceu a taça cidade do Natal três vezes - 1979, 1982 e 1986. É o clube que tem mais títulos no voleibol masculino no Estado. Foi o primeiro clube a lançar uma página na Internet em 1997, graças a iniciativa do ex-presidente, o saudoso Edmar Viana. Também foi pioneiro na venda de jogador para o exterior, o meio campo João Paulo que foi jogar em Portugal em 1966. Foi o primeiro clube do RN a ter um técnico de futebol, Alexandre Kruze em 1925, sendo campeão invicto naquele ano, título anulado pela federação que não admitia um time do subúrbio ser campeão, cujo elenco era formado na sua maioria por negros. Tem vários títulos no ciclismo, hipismo, futebol de salão, pedestrianismo e basquetebol. É o mais autêntico de Natal, pois tem o nome de um dos bairros da cidade . O Verdão também foi o primeiro a construir um centro de treinamento na sede campestre que o clube tinha na cidade de Macaíba e o primeiro a adquirir um ônibus. Sua torcida organizada, a FERA - Fiéis Esmeraldinos Radicais - com 35 anos é a mais antiga do RN e está entre as 10 mais antigas do Brasil em atividade.

É por esses e outras que conclamamos os alecrinenses para nesse domingo, dia 19, comemorarmos 97 anos do Verdão na Associação Comercial da Ribeira, a partir das 11:00 h, quando cantaremos em uníssono um dos hinos mais bonitos do Brasil:"Hip hurra ao nosso bi campeão todo povo te saúda de alma e coração, fazendo olé no gramado com adversário seu, Alecrim FC você é meu...".

 

Foto de Emercon do Amaral tirada em 1985 quando o Alecrim foi Campeão Estadual

e representou o RN na série A do Brasileiro

PARCEIROS