×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quinta, 2 de Fevereiro de 2023 às 23h04 Abertura do I Seminário do Tribunal do Futebol da FIFA na sede da CBF no RJ

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, abriu oficialmente nesta quinta-feira (02/02), os trabalhos do I Seminário do Tribunal do Futebol da FIFA, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso de boas-vindas, para uma plateia formada por juízes de todos os continentes, Rodrigues agradeceu à FIFA pela oportunidade de sediar na CBF um evento primordial para o desenvolvimento do futebol em todo o mundo e pela implementação de melhores práticas no esporte e na sociedade.

"Quero agradecer ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, por todo o apoio que vem dando à nossa gestão para desenvolver e modernizar o futebol brasileiro. Agradeço também ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, e em especial à Montserrat Jimenez, Secretária Geral Adjunta da entidade, que está aqui presente. E também agradeço ao diretor jurídico da FIFA, Emilio Garcia e à Erika Montemor, referência do Brasil no departamento jurídico da FIFA, além de todos os membros da entidade e da CBF aqui presentes. A FIFA tem promovido um conjunto de reformas estruturais nos sistemas de transferências com o objetivo de aprimorar a transparência, a governança e todo o marco regulatório do futebol. Temos acompanhado este movimento de forma atenta e proativa. O seminário é o momento de compartilhar opiniões e ideias sobre como modernizar ainda mais os mecanismos de resolução de disputas da FIFA, que também servem de referência para os sistemas nacionais", disse Ednaldo Rodrigues.

Rodrigues destacou ainda o trabalho que a CBF tem realizado internamente com foco em temas regulatórios e de governança, sempre em conjunto com seus parceiros e em diálogo permanente com todos os grupos de interesses, na construção de soluções inovadoras e sob medida para o mercado doméstico. Todas em linha com a FIFA, buscando a plena adequação e integração aos novos regulamentos, sistemas e procedimentos da entidade

"A implementação do DTMS, por exemplo, já é uma realidade e é apenas o primeiro de muitos passos que estamos dando na direção de uma ampla reestruturação do ecossistema de registro e transferência de atletas no país. Os próximos desafios são alcançar a plena integração de nossos sistemas de registros com a FIFA e tirar da informalidade o ambiente do futebol amador no país", destacou Rodrigues.

Ednaldo Rodrigues também chamou a atenção para dois pontos importantes para reflexão dos profissionais presentes ao evento: o fomento à base do futebol e o combate ao racismo, que deve ser feito de forma veemente.

Com relação à formação de jovens talentos, ele defendeu que a consolidação dos passaportes desportivos digitais e a retenção das contribuições devidas pela FIFA Clearing House devem prever a destinação dos valores de incentivo à formação para as respectivas Associações Nacionais de origem dos atletas, quando houver lacunas no histórico de registros deles, o que permitirá ainda mais investimento na base do futebol e o reconhecimento do trabalho de formação de equipes amadoras.

E adiantou ainda que, no âmbito da CBF, o sistema das transferências domésticas também está evoluindo. 

"Já estamos em tratativas para desenvolver uma plataforma semelhante à da FIFA, a Central de Pagamentos do Futebol Brasileiro. Isso acontecerá em um futuro próximo. Poderemos, assim, garantir a transparência e a conformidade nestas transações, assegurando que os clubes formadores, principalmente os de pequeno e médio portes, recebam os incentivos devidos e que os valores financeiros gerados pelas transferências sejam reinvestidos no próprio futebol", disse.

Já com relação aos casos de racismo e violência no futebol, Rodrigues parabenizou a FIFA e a Conmebol pelas recentes alterações introduzidas em seus regulamentos para combater o racismo de forma mais contundente e trazem mais proteção às vítimas de discriminação, abuso e assédio sexual. 

"É primordial que o racismo seja combatido com firmeza. Casos como o que vem acontecendo com o Vinicius Junior e tantos outros atletas são inaceitáveis e chegaram a um ponto que vai além do ataque à dignidade e já ameaça a integridade física das vítimas. Este tribunal tem um papel importante a desempenhar na aplicação dos regulamentos e consequentemente para o desenvolvimento do futebol como exemplo de boas práticas para toda a sociedade e todos podem contar com a CBF", concluiu.

Emilio Garcia, diretor Jurídico e de Conformidade da FIFA, fez uma breve introdução aos ciclos de palestras que fizeram parte do primeiro dia do evento. Ele agradeceu ao presidente da CBF, à Conmebol pelo apoio à realização do seminário no Rio de Janeiro e destacou a oportunidade única de estarem todos juntos discutindo temas e trocando experiências.

"Agradeço a todos pela presença. Aproveitem para ampliar a troca de ideias e de informações, conheçam mais sobre as câmaras de resolução de disputas e de atletas".

Erika Montemor Ferreira, Chefe do Departamento do Estatuto do Atleta da FIFA, também agradeceu ao presidente da CBF por  apoiar e colaborar para a realização do evento no Brasil, seu país de origem, e destacou a importância da troca de informações no que ela considerou ser "um evento único, de relevância única para o futebol, para a justiça desportiva e para o sistema de resolução de disputas da FIFA, disponibilizado para os jogadores, treinadores, clubes e federações".

O encerramento do I Seminário do Tribunal da FIFA será nesta sexta-feira (03/02), na sede da CBF.

PARCEIROS