No dia em que completou 97 anos de existência, o ABC recebeu um presente de grego. Na noite desta sexta-feira, o time perdeu para o ASA, por 3 a 1, de virada, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O resultado aumentou ainda mais o tabu histórico do ABC, que jamais venceu o ASA. Em dez partidas, foram cinco derrotas e cinco empates. O time alagoano chegou aos dez pontos, assumiu o 12°. lugar e se distanciou da zona de rebaixamento, passando o próprio adversário desta sexta-feira, que estacionou nos nove e é o 13°. colocado.
Tudo igual
Mesmo atuando na casa do adversário, o ABC começou em cima do ASA e criou a primeira oportunidade logo aos seis minutos. Adriano Pardal ajeitou de calcanhar para Edson, que chegou batendo de primeira e Gilson fez boa defesa. A resposta veio na sequência, mas Lúcio Maranhão chegou um pouco atrasado e não conseguiu completar cruzamento de Chiquinho Baiano.
Aos 11 minutos, o ASA desperdiçou uma grande oportunidade. Danilo Cruz tocou para Didira, que tentou driblar Camilo ao invés de finalizar e perdeu a bola. E por muito o ABC não abriu o placar em uma falha bisonha de Gilson. Raul arriscou de longe e a bola foi nas mãos do goleiro adversário, que tentou segurar e quase leva um frango.
Após receber passe de Lúcio Maranhão, Chiquinho Baiano soltou a bomba, mas pegou muito mal e isolou. Aos 26, Raul arriscou e Gilson espalmou para escanteio. Três minutos depois o placar finalmente foi aberto. Quando todos esperavam o cruzamento, Raul cobrou falta direta e surpreendeu Gilson, que sequer pulou.
Mas a alegria do Mais Querido durou pouco. Aos 35, Danilo Cruz tabelou com Lúcio Maranhão dentro da área e bateu no ângulo de Camilo, que não conseguiu fazer a defesa. A virada quase veio na sequência. Lúcio Maranhão recebeu lançamento, invadiu a área e bateu para boa defesa do goleiro adversário. Nos minutos finais, o ASA se lançou ao ataque e assustou Camilo em chutes de longe.
Gols relâmpagos
O ASA voltou do intervalo querendo virar e conseguiu logo no primeiro minuto. Chiquinho Baiano desceu com velocidade pela esquerda e cruzou para dentro da área. Livre de marcação, Lúcio Maranhão cabeceou com força, sem chances para Camilo. Dominando a partida, o time alagoano amplicou aos nove e com um golaço de Roberto Jacaré.
O atacante dominou na entrada da área, passou por dois marcadores e soltou a bomba no ângulo de Camilo. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. O ABC quase diminuiu aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio, Eduardo subiu mais que todo mundo e cabeceou na trave de Gilson.
Na sequência, Didira aproveitou sobra e bateu rasteiro. O goleiro Camilo apenas acompanhou a bola, que foi pela linha de fundo. Aos 26 minutos, Anderson Costa arriscou de fora da área e Gilson fez a defesa em dois tempos. Em vantagem no marcador, o ASA passou a se preocupar apenas em se defender, procurando assustar nos contra-ataques.
O Mais Querido por muito pouco não diminuiu o placar. Éderson bateu cruzado, a bola passou por Gilson e foi dividida entre Jorginho e Anderson Costa, passando raspando a trave. No último lance, Renatinho Potiguar cobrou falta nas mãos do goleiro adversário, que defendeu com tranqüilidade.
Próximos jogos
O ASA volta a campo na próxima sexta-feira, contra o Avaí, às 21 horas, no Estádio da Ressacada, pela nona rodada. No sábado, o ABC recebe o Vitória, às 16h20, no Estádio Frasqueirão, em Natal.
Futebol Interior