RESULTADO DO JULGAMENTO: POR UNANIMIDADE DE VOTOS, NEGAR PROVIMENTO AO ABC/RN, MANTENDO A PENA DE PERDA DE UM MANDO DE CAMPO E MULTA DE R$ 6 MIL.
Entenda o caso:
Inconformado com a perda de um mando de campo e multa de R$ 6 mil, o ABC/RN vai à julgamento. Se a punição for mantida, o duelo contra o Paraná, no dia 8, deve ser longe de Natal.
No duelo entre ABC/RN e Ponte Preta, pela 19ª rodada da Série B, que ficou no 1 a 1 no Frasqueirão, os torcedores da casa perderam a cabeça. O árbitro Alício Pena Júnior relatou em súmula ter sido vítima de cusparadas dirigidas a ele e ao assistente Erich Bandeira. O fato ocorreu ao término do primeiro tempo, na entrada do túnel que dá acesso ao vestiário da arbitragem, quando foi atingido por torcedores do ABC/RN.
A punição do ABC se deu com base no artigo 213, I, § 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), devido ao clube “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”.
Pouco mais de uma semana depois, quando a partida entre ABC/RN e Vitória já tinha sido marcada para o estádio Amigão, em Campina Grande/PB, o departamento jurídico do clube potiguar conseguiu um efeito suspensivo, que permitia ao ABC/RN jogar normalmente no Frasqueirão pelo menos até que ocorresse um novo julgamento.
A punição deverá ser cumprida na última partida do ABC pela série B marcada para o dia 26/11. O ABC indicará à CBF o novolocal desta partida.
Fonte: STJD