O ABC esteve muito próximo da primeira vitória no Campeonato do Nordeste. Jogando na noite deste sábado (12), no estádio Barradão, em Salvador (BA), o Alvinegro esteve vencendo o Vitória por 2 a 0, gols do atacante Zulu, mas acabou cedendo o empate no final ao time baiano, que marcou com Renato e Schwenck, este cobrando penalidade bastante duvidosa.
Com a igualdade, o Clube do Povo somou mais um ponto e chegou aos dois conquistados na competição. Agora, o time abecedista se prepara para enfrentar o Sergipe/SE, pela 3ª rodada do campeonato. O jogo está marcado para quarta-feira (16), às 19h, no estádio Frasqueirão.
O jogo
Jogando em casa, o Vitória iniciou o jogo com uma maior posse de bola e tentando envolver o ABC. Com uma forte marcação, o Alvinegro se segurava e saia rápido nos contra-ataques. A primeira boa chance aconteceu aos 10 minutos, e foi do Mais Querido. Renatinho cruzou da esquerda, Zulu raspou de cabeça e quase marcou.
O alvinegro aos poucos foi crescendo e chegou ao gol no minuto seguinte. Cascata avançou com a bola dominada e chutou forte da entrada da área. Vinicius espalmou, e no rebote, Zulu, mostrando oportunismo, tocou para as redes. ABC 1 a 0. O gol animou o time abecedista.
Aos 19 minutos, Ronaldo cruzou, Zulu subiu e cabeceou no canto. A bola desviou na zaga e passou perto. Na cobrança do escanteio, Basílio cabeceou à direita. Pouco depois, João Paulo puxou para o meio e chutou forte. Vinicius agarrou. O rubro-negro baiano chegou bem aos 36 minutos. Renan Oliveira chutou cruzado e Welligton se esticou para defender. No minuto seguinte, Ronaldo arriscou e Vinicius pegou.
O segundo tempo começou com o ABC mais recuado e saindo nos contragolpes. Logo aos 3 minutos, em ume deles, saiu o segundo. João Paulo recebeu de Claudemir e lançou Zulu, que dominou e tocou com categoria na saída do goleiro. ABC 2 a 0.
Após o gol, o Vitória partiu em busca da recuperação. Aos 16, Fernando mandou de fora da área e assustou. Quatro minutos depois, Renato bateu forte e obrigou Welligton a fazer grande defesa, espalmando para escanteio. O ABC chegou bem aos 23 minutos. João Paulo recebeu na direita e chutou por cima.
A pressão da equipe baiana aumentava. Aos 28, Renan Oliveira aproveitou cobrança de falta e cabeceou à esquerda da trave. Welligton salvou o time potiguar aos 32 minutos. Jackson mandou no canto e o goleiro abecedista se esticou para espalmar. De tanto tentar, o Vitória diminuiu aos 36 minutos. Renan Oliveira cruzou da direita, Renato subiu e cabeceou no canto. ABC 2 a 1.
Vendo a possibilidade da igualdade, o rubro-negro seguiu em busca do empate. O Alvinegro se defendia e tentava segurar o placar. Mas, aos 40 minutos, o árbitro marcou um pênalti inexistente em cima de Jackson, em disputa de bola fora da área. Schwenck foi para cobrança e anotou. Tudo igual do Barradão.
O empate animou o Vitória, que quase virou aos 45 minutos. Bate-rebate na entrada da área, a bola sobrou para Schwenck, que mandou forte. Welligton espalmou e garantiu o resultado. Fim de jogo. Vitória 2 , ABC 2.
Ficha Técnica
Vitória/BA 2 x 2 ABC
Campeonato do Nordeste 2010
Data: 12/06/2010 (Sábado)
Local: Estádio Barradão – Salvador (BA)
Público: 1.678 torcedores
Renda: R$ 17.505,00
Arbitragem:
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Thalis Augusto (AL) e Lennon Maccatey (AL)
4º árbitro: Daniela Coutinho (BA)
Vitória/BA: Vinicius, Rafael Cruz, Gabriel, Vilson e Maurim (Fernando), Marconi, Jonas, Evandro (Renato) e Renan Oliveira, Lenilson (Jackson) e Schwenck. Técnico: Flávio Tanajura
ABC: Welligton, Ronaldo (Bileu), Tiago Garça, Leonardo e Renatinho, Basílio, Ricardo Oliveira, Claudemir (Everton Cezar), Cascata, João Paulo (Éderson) e Zulu. Técnico: Leandro Campos
Gols:
Vitória/BA: Renato (36 minutos do 2º tempo) e Schwenck (40 minutos do 2º tempo – pênalti)
ABC: Zulu (11 minutos do 1º tempo e 3 minutos do 2º tempo)
Cartões:
Vitória/BA: Fernando e Rafael Cruz (amarelo)
ABC: Tiago Garça e Ricardo Oliveira (amarelo)
Com informações do site do ABC FC