Em um grande jogo e com os dois times buscando a vitória desde o começo, o ABC perdeu a chance de permanecer no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B na noite desta terça-feira, ao empatar com o São Caetano, por 2 a 2, pela 13ª rodada. Éderson e Leandrão fizeram para os donos da casa, enquanto Souza e Artur balançaram as redes do lado paulista.
Sem perder há cinco jogos, o time potiguar chegou aos 22 pontos e se encontra na quinta colocação, atrás apenas de Portuguesa, Ponte Preta, Paraná e Náutico. Por outro lado, o São Caetano caiu para a 16ª posição, com 15 pontos, dois a mais que o Salgueiro, primeiro da zona de rebaixamento.
Azulão surpreende
Não querendo correr o risco de sair do G4, o ABC partiu para cima e assustou logo aos três minutos. Bileu rolou para o lateral Pio, que chegou batendo de primeira, mas o goleiro Luiz estava atento e fez grande defesa, espalmando para fora. Apostando em chutes de fora da área, Cascata quase abriu placar na sequência. O camisa 10 puxou para o meio e bateu. A bola passou raspando a trave do goleiro adversário.
Aos 11 minutos foi a vez do São Caetano assustar. Souza cobrou escanteio e a bola ficou sobrando dentro da área. O zagueiro Thiago Martinelli aproveitou sobra e bateu por cima do gol, mas o árbitro já estava assinalando falta em Wellington. O time visitante passou a criar mais oportunidades quando colocou a bola no chão. Aílton deu grande passe para Nunes, que invadiu a área e bateu em cima do goleiro adversário.
O ABC só não abiu o placar em uma das defesas mais bonitas da Série B. Leandrão aproveitou cruzamento de Pio, dominou e bateu forte na entrada da pequena área, mas Luiz saltou e espalmou. O Azulão abriu o placar aos 23 minutos. Souza cobrou falta com perfeição por cima da barreira. A bola tocou na trave e entrou sem chances para Wellington.
Aproveitando o pivô de Nunes, o Azulão assustou novamente aos 30 minutos. O atacante girou em cima do zagueiro e bateu rasteiro, mas a bola tocou em Alessandro Lopes e foi para escanteio. Melhor em campo, o time visitante chegou ao segundo na sequência. Artur ganhou no corpo de Renatinho Potiguar, invadiu a área e bateu rasteiro por baixo de Wellington, que falhou no lance.
Aos 40 minutos, Éderson arriscou da entrada da área e Luiz fez linda defesa, espalmando para fora. Após a cobrança de escanteio, o atacante ficou com a sobra e bateu rasteiro. Com a visão atrapalhada por muitos jogadores, o goleiro não conseguiu evitar o gol.
Mais Querido pressiona e empata
O segundo tempo começou bastante movimentado e o ABC assustou em chute de Pio, pela linha de fundo. No entanto, quem teve a melhor oportunidade foi o São Caetano. Após cruzamento rasteiro, Nunes concluiu na frente de Wellington que fez grande defesa. Antônio Flávio ficou com a sobra e bateu em cima do número 1 alvinegro. Na sequência, Alessandro Lopes aproveitou cruzamento e desviou nas mãos de Luiz.
Aos dez minutos, Renatinho Potiguar tentou o cruzamento e quase surpreendeu o goleiro do Azulão, que espalmou para escanteio. O Mais Querido era melhor em campo, mas não conseguia acertar o gol, enquanto Luiz passou a fazer cera, irritando os torcedores do time da casa. Após bate e rebate dentro da área, o zagueiro Thiago Garça ficou com a sobra e tentou a finalização de joelho, mas mandou para fora.
Sem conseguir entrar na área do Azulão, o ABC voltou a arriscar de fora da área e Renatinho Potiguar levou perigo aos 20 minutos, mas a bola foi para fora. De tanto pressionar, os donos da casa chegaram ao empate. Cascata bateu rasteiro e a bola passou por toda a zaga, mas Leandrão estava atento e completou de carrinho. Animado com o gol, o Mais Querido quase virou aos 28 em chute de Renatinho Potiguar, defendido por Luiz.
O ABC apostava em Leandrão para conseguir os três pontos e o artilheiro quase fez segu segundo aos 39 minutos, cabeceando para fora. O atacante voltou a perder uma boa oportunidade na sequência ao tentar o passe para Éderson, quando a melhor opção seria bater para o gol.
Próximos jogos
O ABC volta a campo na próxima sexta-feira, quando enfrenta o ASA, às 19h30, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, pela 14ª rodada da Série B. Enquanto isso, o São Caetano terá pela frente o Paraná no sábado, às 16h20, no Estádio Anacleto Campanella.
Resultados da 13 Rodada
Portuguesa 0X0Americana
Guarani 4X0 Duque de Caxias
Bragantino 1X2 Boa
Goiás 2X1 Sport
Grêmio Barueri 1X0 Vila Nova
Nautico 2X0 Vila Nova
Salgueiro 1X1 ASA
Paraná 0X1 Ponte Preta
Icasa 0X1 Criciuma
Fonte: Futebol Interior