Em um jogo bastante disputado, ABC e América ficaram no empate por 1×1, no clássico da quinta rodada do segundo turno do campeonato estadual, na noite desse domingo, no estádio Frasqueirão. Os gols foram marcados por Índio, para o alvirrubro e Edson Rocha, contra, à favor dos donos da casa, ambos no segundo tempo. Com o resultado, o América se manteve na liderança da competição, com 11 pontos e o ABC subiu uma posição, agora está em terceiro, com oito pontos. O próximo compromisso americano é na quinta-feira, no estádio Nazarenão, quando recebe o Ji-Paraná/RO, pela Copa do Brasil. Já o ABC volta a campo apenas no próximo domingo, quando recebe o Alecrim, novamente no Frasqueirão.
Os dois técnicos mudaram suas escalações para o clássico. No ABC, Paulo Porto colocou Leandro Santos no lugar de Hamilton, Alexandre, recuperado de contusão, retornou ao time na vaga de Marcílio e Jean Carioca, a grande surpresa, apareceu no time titular, no lugar de Júnior, no ataque. Roberto Fernandes, técnico do América, por sua vez, surpreendeu ao deixar Netinho na lateral esquerda e promover a entrada de Índio Oliveira no ataque, ao lado de Itamar.
Os 10 primeiros minutos do clássico foram todos do ABC. Antes do primeiro minuto, o time da casa chegou assustando com Jean Carioca, depois de tabelar com Alexandre pela esquerda, o camisa 8 alvinegro invadiu a área e antes de chutar foi cortado pela zaga do América. Pressionado pelos dois lados, a equipe abecedista chegava com mais perigo e assustou Dida depois de uma cobrança de falta de Júnior Xuxa, que bateu forte, o goleiro alvirrubro desviou e Vinícius chegou cabeceando, mas, a bola foi para fora.
O primeiro lance de perigo a favor do América aconteceu apenas aos 19 minutos. Netinho lançou da esquerda para direita e Norberto cabeceou, assustando Rafael. E foi de cabeça a melhor chance americana no primeiro tempo. O volante Daniel cruzou na medida para Itamar, que estava livre dentro da área. O centroavante rubro cabeceou com força, certeiro, mas a bola bateu na trave e foi afastada pela defesa do ABC.
O ABC respondeu logo em seguida. Rodrigo Silva recebeu fora da área, se livrou da marcação e chutou com estilo, no ângulo. Dida fez uma grande defesa colocando para a escanteio. Na cobrança, a bola acabou sobrando para Cascata que avançou e lançou para Norberto. O lateral avançou e acabou sendo cortado por Thiaguinho. A bola sobrou para o camisa 10 americano que chutou rasteiro. Rafael se esticou para colocar a bola para escanteio.
A partida continuou aberta, com os dois times atacando e a última grande chance do primeiro tempo aconteceu aos 43 minutos, quando Fabinho apareceu livre do lado esquerda a área do ABC, dominou a bola e de frente a Rafael, chutou fraco, em cima do goleiro abecedista.
O segundo tempo foi menos corrido que o primeiro, com poucas chances de gol. O América teve uma boa chance com Itamar, que dominou na área, mas, demorou a finalizar e a defesa do ABC conseguiu se recuperar e afastar o perigo. O alvinegro só conseguiu assustar o gol defendido por Dida aos 17 minutos, quando Rodrigo Silva recebeu do lado esquerdo da área e chutou colocado. A bola bateu no travessão e foi para fora.
Aos 27 minutos, o América marcou seu gol. Itamar foi derrubado na entrada da área. Cascata pegou a bola para cobrar mas o técnico americano, Roberto Fernandes, mandou o zagueiro Índio fazer a cobrança. O camisa 3 alvirrubro chutou forte, rasteiro, sem chances para Rafael.
Logo em seguida, o técnico Paulo Porto tirou o camisa 10 Júnior Xuxa e colocou Vanderlei. O jogador foi vaiado pelos torcedores abecedistas presentes no Frasqueirão. Provavelmente essa foi a última partida de Xuxa pelo ABC, já que o Paysandu/PA está próximo de acertar a contratação do jogador, de acordo com o presidente do clube paraense, Vandick Lima. Conversas entre o procurador do jogador e o diretor de futebol do Paysandu, Clodomir Araújo, já teriam sido realizadas.
Em desvantagem no placar, o ABC ainda tentou alguns lances de ataque, para, pelo menos empatar a partida. Em um desses lances, Júnior recebeu na área, se livrou da marcação mas chutou fraco, para fora, sem perigo para Dida.
De tanto insistir, o ABC conseguiu empatar aos 40 minutos. Bileu cobrou falta na área, o zagueiro Edson Rocha tentou afastar e acabou marcando contra.
No final do jogo, por reclamação, o camisa 10 do América, Cascata, acabou sendo expulso pelo árbitro Heber Roberto Lopes.
Ficha Técnica
ABC: Rafael; Vinícius, Leandro Cardoso e Lino; Renato, Bileu, Leandro Santos, Júnior Xuxa (Vanderlei) e Jean Carioca e Alexandre (Marcílio); Rodrigo Silva (Júnior).
Técnico: Paulo Porto.
América: Dida; Norberto, Índio, Edson Rocha e Netinho (Renatinho Potiguar); Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho e Cascata; Índio Oliveira (Felipe Macena) e Itamar (Tiago Adam).
Técnico: Roberto Fernandes
Estádio: Frasqueirão, Natal/RN
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/SC)
Público: 7.955 torcedores
Renda: R$ 147.586,00
Gols: América – Índio, aos 27´do 2º T / ABC – Edson Rocha (contra), aos 40´do 2º T.
Tribuna do Norte