Após 22 rodadas na última colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, o ABC enfim ganhou posições. Para conseguir o feito, precisou quebrar um jejum: o de vitórias fora de casa. Ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 na noite desta terça-feira, a equipe potiguar chegou ao primeiro triunfo longe de seus domínios na competição e confirmou o bom momento com a terceira vitória consecutiva.
O único gol da partida foi anotado no início da segunda etapa. Logo aos quatro minutos, Júnior Timbó recebeu um presente de Rodrigo Silva e só empurrou para as redes.
A vitória levou o ABC a 26 pontos e à 18ª colocação – ASA e São Caetano foram superados. Como o São Caetano ainda joga, o Mais Querido pode fechar a rodada em 19º.
O Atlético-GO, por sua vez, se vê em situação delicada. Com os mesmos 26 pontos, a equipe de Goiânia só supera o ABC no saldo de gols (-11 contra - 16) e é o 17º, podendo perder a posição para o Azulão até o fim da 26ª rodada.
No próximo jogo, enquanto os abecedistas põe à prova sua força caseira – ainda não foram derrotados no Frasqueirão sob o comando de Roberto Fernandes – contra o Palmeiras, líder do campeonato, o Atlético-GO busca a recuperação contra o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli.
O jogo - Mesmo como visitante, o ABC se mostrou mais disposto a atacar nos primeiros minutos e foi mais perigoso durante a etapa inicial, nas poucas chances criadas. Rodrigo Silva foi o responsável por perder as principais oportunidades.
À parte destas poucas ameaças, que vieram em períodos alternados, o duelo foi equilibrado e bem morno, apontando para um possível empate sem gols, que se confirmou até o fim do segundo tempo.
Na volta para a etapa complementar, o ABC estava mais ligado e aproveitou a sonolência da zaga adversária para encontrar seu gol. Giovanni Augusto enfiou linda bola para Rodrigo Silva, que recebeu sozinho dentro da área e rolou para Júnior Timbó chegar batendo.
Bastou ao ABC, então, administrar a vitória. E a equipe do treinador Roberto Fernandes foi bastante eficiente nesta tarefa, neutralizando as chegadas dos anfitriões, que levavam perigo só em chutes de longa distância.
O apito final trouxe um bom sentimento quase esquecido pelos abecedistas de volta: o de não terminar a rodada segurando a lanterna.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 0 X 1 ABC-RN
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR)
Assistentes: Marconi Hebert Vieira (AL) e Frederico Soares Vilarinho (MG)
Gols:
ABC-RN: Júnior Timbó, aos 4 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-GO: Márcio; Lennon, Artur, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Marino (Jorginho), Dodó, Régis e João Paulo (Diego Lira); Ricardo Jesus (Anselmo) e Juninho
Técnico: PC Gusmão
ABC-RN: Wilson Júnior; Bileu, Flávio Boaventura, Rogélio e Wesley Bigu; Somália, Daniel Paulista, Júnior Timbó (Thiaguinho) e Giovanni Augusto (Maurinho); Rodrigo Silva e Gilmar (Serginho)
Técnico: Roberto Fernandes
Gazeta Esportiva