ABC e América-RN fizeram um embate digno das tradições do Clássico Rei. Em uma partida emocionante, com seis gols e duas viradas, os dois rivais empataram, por 3 a 3, na tarde deste sábado, no Estádio Frasqueirão, em Natal, em jogo válido pela 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Apesar do ABC ter arrancado o empate nos minutos finais, o resultado foi melhor para o América, que se mantém afastado da zona de rebaixamento. Agora, tem 40 pontos, na 13.ª colocação. Enquanto isso, o arquirrival está uma posição acima da faixa de descenso, no 16.º lugar, com 36 pontos. Um a mais que o Atlético-GO, o 17.º colocado.
O gol no fim também foi motivos de sobra para o técnico Roberto Fernandes comemorar. Afinal, ele continua invicto no Clássico Rei à frente dos dois clubes. Curiosamente, a invencibilidade do treinador coincide com o tabu do Alvinegro contra o rival. O Mecão não perde um clássico há dez jogos, com seis vitórias e quatro empates. O último revés foi em fevereiro de 2012, quando perdeu por 1 a 0.
Prêmio ao mais eficiente
Como já era esperado, o ABC assumiu as rédeas da partida, com maior volume de jogo. Mesmo na defensiva, o América foi muito mais incisivo no ataque. Tanto que logo aos dois minutos criou uma boa chance. O atacante Max recebeu livre na área, mas bateu mal pela linha de fundo.
O cenário do jogo continuou o mesmo nos lances seguintes, com o Alvinegro pressionando, mas o Mecão perigoso nos contragolpes. E o time vermelho mostrou isso aos 11 minutos. Max dominou na intermediária e a bola sobrou para o meia Régis, que invadiu a área e mandou na saída do goleiro.
Os donos da casa sentiram o gol e viram os rivais crescerem em campo. Ainda assim, o jogo seguiu emocionante. Se os dois times não primaram pela técnica, conseguiram suprir a falta de qualidade com muita disposição e e velocidade nas transições da defesa para o ataque.
Reação alvinegra
O gol de empate abecedista saiu apenas, após uma linda jogada individual do volante Bileu, após um contra-ataque. O meio-campista disparou em velocidade ainda no campo de defesa e carregou a bola até quase a área, quando lançou o atacante Gilmar na direita. Este último invadiu a área e encontrou o artilheiro Rodrigo Silva livre, só para completar.
O empate fez o Mais Querido crescer. Aos 39 minutos, o time quase virou. Gilmar fez boa jogada na esquerda e cruzou rasteiro. Na outra ponta, apareceu o ala Somália, que encheu o pé para grande defesa do goleiro Andrey. Aos 42, porém, o arqueiro nada pôde fazer. Gilmar disparou como um raio pela direita e cruzou na medida para Rodrigo Silva apenas escorar novamente.
Haja coração!
Na segunda etapa, o América voltou em um ritmo alucinante e criou boas chances nos primeiros minutos. Aos quatro, o volante Márcio Passos arriscou de longe e obrigou o goleiro Wilson Júnior a fazer grande defesa. Um minuto depois, Régis cobrou escanteio e Márcio Passos cabeceou novamente para outra defesa o camisa 1.
A melhor oportunidade americana, entretanto, saiu aos nove minutos. O volante Zé Antônio, que atuou improvisado na zaga, soltou uma bomba em cobrança de falta e Wilson Júnior soltou nos pés de Max. Na cara do gol, o jogador conseguiu mandar por cima do travessão.
Após o sufoco, o ABC até tentou reagir, mas uma mudança do técnico Leandro Sena mudou o jogo. Ele sacou o volante Márcio Passos e colocou o meia Cascata. Mais ofensivo, o Mecão fez uma blitz de três minutos até igualar o placar. Cascata cruzou na área e o atacante Adriano Pardal subiu alto, para marcar de cabeça.
O domínio americano só aumentou, conforme o rival se abria para tentar a vitória. O gol da virada saiu aos 24 minutos. Régis deu belo passe para Max, que invadiu a área e encheu o pé. A defesa ainda conseguiu afastar em cima da linha, mas Adriano Pardal pegou a sobra e mandou para o gol.
Mesmo entregue nos minutos finais, o ABC arrancou o empate aos 44 minutos na base da raça. Após falta cobrada na área do lateral-esquerdo Wesley Bigu, o volante Edson subiu livre, no meio da área, para desviar de cabeça e deixar tudo igual.
Próximos Jogos
No próximo sábado, o ABC volta a campo para enfrentar o Icasa, no Frasqueirão, em Natal. Enquanto isso, o América-RN joga contra a Chapecoense, na próxima terça-feira, às 21 horas, na Arena Condá, em Chapecó.
Futebol Interior