×
×
×
×
×

NOTÍCIAS

Quarta, 4 de Novembro de 2009 às 00h00 São Raimundo, o Pantera Negra, é o primeiro campeão da Série D

O São Raimundo, o Pantera Negra do Pará, é o primeiro campeão brasileiro da Série D. O time, que recebeu essa designação na década de 50, por causa do uniforme negro, derrotou o Macaé por 2 a 1, neste domingo, e levantou a taça do Campeonato Brasileiro da Série D, entregue pelo diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio. O diretor da CBF entregou também as medalhas aos jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes campeões.

O São Raimundo foi fundado em 9 de janeiro de 1944, para a realização de um amistoso contra um selecionado de uma comunidade às margens da rodovia Everaldo Martins. Segundo o site oficial do clube, o nome São Raimundo Esporte Clube surgiu por engano. Um dos sócio-fundadores, David Natanael, recebeu a incumbência de registrar o clube como São Brás, mas inconscientemente o inscreveu como São Raimundo.

No início, o uniforme do time era todo branco, e em 1950 passou a usar as vestimentas negras, o que originou o Pantera Negra.

Neste domigo da decisão contra o Macaé, 17 mil torcedores lotaram o Estádio Colosso dos Tapajós para, com muita empolgação, entoar um trecho do hino do São Raimundo "A torcida agora grita de emoção/ São Raimundo, meu pantera, é campeão". Segundo o presidente do clube, Rosinaldo Batista do Vale, os ingressos foram postos à venda na sexta-feira à tarde e no sábado todos já estavam vendidos.

No domingo só foram vendidos ingressos de estudantes. Aqui em Santarém todo mundo é apaixonado pelo São Raimundo, e o estádio ficou pequeno para a quantidade de gente que queria assistir a esse momento histórico do nosso clube. Foi uma festa linda e inesquecível - disse emocionado.

Muita gente conhece o São Raimundo de Manaus, que já disputou a Copa do Brasil e é mais antigo, fundado em 1918. Agora é a vez do São Raimundo de Santarém inscrever seu nome na história do futebol como o primeiro campeão da Série D, com o direito de disputar em 2010 o Campeonato Brasileiro da Série C, assim como Macaé, Chapecoense e Alecrim, segundo, terceiro e quarto colocados este ano na Série D.

PARCEIROS