O Brasileiro da Série D começou no último sábado, e tem a participação de Baraúnas e Globo como representantes do futebol do RN.
O Campeonato é disputado em cinco fases. Na primeira os clubes formarão oito grupos, sendo um grupo de seis clubes e sete de cinco clubes cada, de onde classificar-se-ão dois por grupo. Daí em diante os clubes enfrentar-se-ão no sistema eliminatório ( mata-mata) até ser conhecido o campeão.
Ao final da Primeira Fase, os dois clubes que somarem o maior número de pontos, em cada grupo, estarão classificados para a segunda fase, e a partir da Segunda Fase, os clubes que somarem o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas dentro do seu grupo estarão classificados para as fases seguintes. Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, em cada grupo, o desempate para efeito de classificação será definido observando-se os seguintes critérios, aplicados à fase: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto ( quando o empate ocorrer entre dois clubes, considerando-se o resultado dos jogos de ida-e-volta somados, ou seja, o resultado dos "jogo de 180 minutos". Permanecendo o empate no "jogo de 180 minutos" o desempate dar-se-á pelo maior número de gols assinalados no campo do adversário ); menor número de cartões vermelhos recebidos; menor número de cartões amarelos recebidos, e se for o caso, sorteio.
Os 16 clubes classificados para a Segunda Fase serão subdivididos em dois blocos: Bloco 1, os oito classificados em primeira lugar em cada grupo na Primeira Fase, e no bloco 2, os oito classificados em segundo lugar em cada grupo na Primeira Fase. Os confrontos da Segunda Fase levarão em conta as campanhas dos clubes na Primeira Fase, com cada bloco sendo ordenado conforme a média de pontuação na Primeira Fase, sendo assim, o primeiro do Bloco 1 enfrenta o oitavo do Bloco 2, o segundo do Bloco 1 joga contra o sétimo do Bloco 2 e assim sucessivamente.
Os oito clubes classificados para a Terceira Fase formarão o Bloco 3, cujo ordenamento será conforme a média de pontuação da soma das duas primeiras fases, e os confrontos obedecerão ao seguinte critério: o primeiro enfrenta o oitavo; o segundo enfrenta sétimo e assim sucessivamente.
Os quatro clubes classificados para a Quarta Fase formarão o Bloco 4, que será ordenado conforme a média de pontuação da soma das três primeiras fases, e os confrontos seguirão o seguinte critério: o primeiro enfrenta o quarto e o segundo enfrenta o terceiro. OS vencedores de cada grupo classificar-se-ão para a Quinta Fase, a Fase Final, de onde sairá o campeão.
Em caso de empate em pontos ganhos ao final das segunda à quinta fases, o desempate para indicar o classificado será efetuado observando-se os critérios aplicados a fase: maior saldo de gols; maior número de gols pró assinalados no campo do adversário; cobranças de pênaltis, de acordo com critérios adotados pela International Board.
Contratos de novos atletas para utilização no Campeonato poderão ser registrados até o dia 26/09/2014.