NOTÍCIAS

Terça, 22 de Setembro de 2020 às 21h27 Pia Sundhage faz balanço positivo da retomada dos trabalhos com a Seleção Feminina

A Seleção Feminina Principal encerrou, nesta terça-feira (22), o período de dez dias de preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). A etapa de treinos marcou a retomada dos trabalhos presenciais com a Seleção Feminina, paralisadas devido a pandemia de Covid-19. 

Esta foi a segunda convocação da técnica Pia Sundhage no ano. Em março, a Seleção Brasileira Feminina participou do Torneio Internacional da França, quando enfrentou as seleções do Canadá, Holanda e França. Agora, em setembro, a técnica Pia Sundhage contou com 24 atletas, que atuam no futebol brasileiro. Para ela, o período foi importante para avaliar novos nomes e também trabalhar a sua filosofia de jogo. 

"Aqui na Granja Comary, nós tivemos tanto atletas experientes quanto jovens, algumas dessas jogadoras estiveram aqui pela primeira vez. Foi a primeira vez que conheceram a comissão técnica, e eu gostei dessa combinação. Esses 10 dias foram muito importantes para nós repetirmos a nossa ideia de jogo. Acredito que neste período nós nos tornamos um grupo mais coeso. O fato mais importante avaliado neste período é o entendimento do nível de velocidade de jogo que nós queremos, isso é algo que elas irão levar para o seus clubes", destaca Pia.

Ao todo, foram oito novidades, que somadas dão um total de 54 atletas já observadas pela comissão técnica. Para a técnica Pia Sundhage, o período foi importante para avaliar as atletas em diferentes posições no time. A versatilidade é algo buscado pela treinadora sueca, já que visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, ela busca jogadoras que cumpram diferentes funções dentro do seu estilo de jogo. 

"Algumas jogadoras se comparadas ao primeiro treino com o último, melhoraram muito, especialmente, quando jogamos 11 x 11. Nós mudamos algumas jogadoras de posição e isso foi interessante, especialmente com as novas atletas. Em especial, quando se trata das novas jogadoras é fácil ter um novo olhar, mas também é preciso ter esse mesmo olhar com as mais experientes. Essa combinação nos proporcionou bons dias aqui na Granja Comary", destaca.

Além do período de treinamentos, a convocação da Seleção Feminina contou com episódios extra-campo, fatos que deixaram a retomada dos trabalhos ainda mais especiais. Além da visita de uma arara canindé durante o jogo-treino, a técnica Pia Sundhage viralizou na internet ao interpretar uma paródia da música  "Anunciação", de Alceu Valença. A sueca revelou, durante a coletiva de imprensa, que a música tem um significado que se relacionada com a trajetória que o futebol feminino está escrevendo no Brasil. 

"Quando se trata do “Tu vens” (Anunciação), eu de fato acredito que essa música se tornou algo a maior que só uma música, se tornou algo que nós desejamos, algo que está acontecendo agora mesmo e eu posso realmente sentir isso. Estão nos vendo! Nesse país, nós temos meninas e mulheres jogando e envolvidas no futebol, e não é só, elas também têm voz. Não será apenas uma medalha de ouro ou qualquer outra medalha, não é apenas disso que se trata, mas sim da atitude, porque nós estamos em busca dos nossos sonhos, então essa canção “Tu vens” (Anunciação) mostra que os sonhos se tornam realidade", conclui.

Fonte: CBF

Foto:Thais Magalhães/CBF 

PARCEIROS